Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura e MPRJ definem ações de demolição de imóveis interditados

Casas afetadas em catástrofes naturais e com decisões judiciais serão derrubadas em breve

Na sexta-feira (21), a Prefeitura de Teresópolis, através secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos e de Defesa Civil, promoveu uma reunião estratégica com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O encontro teve como finalidade planejar as próximas etapas do processo de demolição de imóveis interditados no município, garantindo que as ações sejam executadas de maneira segura, transparente e conforme as normas legais e técnicas. Durante a reunião, foram definidos os papéis de cada Órgão envolvido e foi estabelecido um cronograma de atuação. Também foram abordadas estratégias de apoio às famílias afetadas, em parceria com a Assistência Social, reafirmando o compromisso com a proteção e o bem-estar da população. “As demolições irão abranger imóveis que apresentam risco iminente, seguindo critérios técnicos rigorosos. A Defesa Civil reitera seu compromisso com a segurança pública e continuará a implementar ações preventivas para reduzir riscos e proteger a integridade das comunidades afetadas,” destacou a secretária de Defesa Civil, Tenente Coronel Mariana Antunes.

Na segunda-feira (17) a Secretaria Municipal de Defesa Civil realizou reunião para oficializar a criação da Coordenadoria de Ordenamento Urbano (COURB) e apresentar um plano de ação, a fim de iniciar as operações de demolição de construções com decisão judicial proferidas, muitas após o evento climático extremo de 12 de Janeiro de 2011. Criada pelo Decreto Municipal 5.922/2023, a COURB é um setor da Defesa Civil responsável por planejar, organizar e pôr em prática ações administrativas voltadas à demolição de construções em área de risco, que apresentam risco para imóveis próximos ou que não possuam licença ambiental ou urbanística. A proposta é que as intervenções comecem pela Cascata do Imbuí, onde já foi realizado o levantamento prévio da Defesa Civil quanto às condições das edificações.
“Realizamos essa reunião para estruturar a COURB, com representantes de secretarias que julgamos serem importantes no processo de demolição, na assistência aos proprietários e suas famílias, no levantamento do impacto ambiental, na avaliação da situação das casas em áreas de risco, na fiscalização e na preservação ambiental dessas áreas. Apresentamos um plano de ação, com as atribuições de cada setor, para montar um cronograma e iniciar as operações de demolição”, relatou a secretária de Defesa Civil, Tenente-coronel Mariana Antunes.

Pelo mapeamento da Defesa Civil, o bairro seguinte a ser avaliado é o Rosário, que possui casas em situação de risco e também com decisão judicial proferida. Nesse caso específico, não são imóveis afetados pela Tragédia de 2011, mas diversos outros problemas similares, mas em menor proporção, registrados antes e depois dessa data.

É 12, não 11 de Janeiro
Em janeiro passado, Teresópolis lembrou os 14 anos da maior catástrofe natural da Região Serrana do Rio de Janeiro e uma das maiores do país. Nessa data, além de lembrar as centenas de mortos e milhares de vidas afetadas por deslizamentos de terra ou transbordamento de rios, foi preciso reforçar o desrespeito histórico à data do ocorrido: a Tragédia ocorreu em 12 de Janeiro de 2011. Porém, nos últimos anos a própria prefeitura, na gestão Vinicius Claussen, e a Câmara Municipal, induziram a população ao erro aprovando um feriado “em memória das vítimas” no dia 11. Apesar de a chuva forte ter tido início nessa data, foi somente durante a madrugada, portanto dia 12, que a situação se agravou seriamente. E somente quando o dia amanheceu, em 12 de Janeiro de 2011, a população de Teresópolis se viu inserida em um caos nunca registrado antes.

Edição 22/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Seis cachorros são abandonados no bairro de Quarenta Casas em Teresópolis

Enel realizou 47 mil podas de árvores em Teresópolis

Escola Manoel Medeiros Sobrinho recebe materiais esportivos

“Domingão Zera Fila” registra 214 consultas em cinco especialidades médicas

Prefeitura abre Chamamento para food trucks de alimentação no Carnaval

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE