Nesta segunda-feira (24), o 30º Batalhão da Polícia Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha, promoveu um evento no Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), em parceria com a ativista Giovanna Venture, reunindo autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir a empregabilidade da população LGBTQIAP+ e expor dados preocupantes sobre os assassinatos de pessoas transexuais e travestis no Brasil. Participaram do encontro juízes, vereadores, secretários municipais, advogados e outras autoridades do poder público, reforçando o compromisso institucional com a promoção de políticas inclusivas e de proteção para essa comunidade.
“Uma parceria fundamental do evento foi com o SEBRAE, que apresentou iniciativas voltadas à capacitação e ao empreendedorismo para a população LGBTQIAP+, visando ampliar oportunidades no mercado de trabalho e fortalecer a autonomia financeira dessas pessoas. A discussão reforçou a urgência de políticas públicas efetivas para combater a violência e a discriminação, além de destacar a necessidade de iniciativas que promovam a inclusão da comunidade LGBTQIAP+ no mundo do trabalho”, informa o 30º BPM. O evento foi considerado um marco na luta por direitos em Teresópolis e reafirmou a importância da união entre diferentes setores da sociedade na construção de um futuro mais seguro e igualitário para todos.

Homenagem
Na última semana teresopolitana Giovanna Venture foi homenageada pela INI Fiocruz (Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas) e pelo Fonatrans durante o evento de lançamento das pesquisas Travestilidades Negras. Além de mediar a pesquisa no auditório da INI Fiocruz, Giovanna recebeu a honraria ao lado de grandes personalidades, como a vereadora Monica Benício, ex-esposa de Marielle Franco, e as deputadas Jandira Feghali e Dani Balbi. O convite veio da ativista, coordenadora da Fonatrans RJ e pesquisadora Clínica da INI Fiocruz, Thaylla Varggas, e pela Matriarca do movimento político organizado de pessoas travestir e trans brasileiras, Jovanna Baby, fundadora do Fonatrans.
Giovanna fez história na política local ao se tornar a primeira travesti suplente de vereador de Teresópolis nas eleições de 2024. Sua trajetória é marcada por desafios e superações: expulsa de casa, viveu em situação de rua e chegou a se alimentar de restos de comida. Encontrou forças para estudar e reconstruir sua vida, tornando-se uma referência na luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+ na cidade e no estado. Em novembro, Giovanna Venture foi reconhecida pelo Google em um evento como uma das 30 personalidades ativistas LGBTQI+ do Rio de Janeiro.