Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Escolhida a diretoria da Associação de Guias de Turismo de Teresópolis

Nova entidade promete fortalecer a categoria e ampliar a qualificação dos guias locais

Maria Eduarda Maia

Nesta segunda-feira (24), a 13ª Subseção da OAB sediou a assembleia ordinária para a eleição da diretoria da recém-criada Associação de Guias de Turismo de Teresópolis (AGTT). O momento é um marco na história turística do município, que, pela primeira vez, conta com uma associação voltada exclusivamente para a categoria. “Esta Associação é muito importante porque vamos ter a representatividade de uma classe. Hoje, temos, aproximadamente, 80 guias de turismo na cidade e quando nós elegemos um presidente com toda a sua formação temos uma pessoa que representa uma classe, ficando mais fácil o diálogo com outras entidades”, explica o Presidente da AGTT, Henrique Silva, em entrevista à Diário TV. Além disso, a criação da Associação representa um avanço significativo para o setor, tendo como missão defender os interesses da categoria, promover a qualificação profissional e potencializar o turismo no município.
A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Turismo da OAB 13° Subseção Teresópolis, Magno Villela, e contou com a presença de diversos guias de turismo, além de convidados especiais. A iniciativa é fruto do trabalho da Comissão de Turismo da OAB Teresópolis, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Turismo.

Apoio da Secretaria de Turismo
A Secretaria de Turismo de Teresópolis tem sido uma grande incentivadora da criação da Associação. A titular da pasta, que também é guia de turismo, Nina Benedito, destacou a importância da iniciativa para a profissionalização e valorização dos guias. “Eu acho que, a partir de agora, a gente vai conseguir de fato fortalecer cada vez mais a nossa profissão”, declara. O apoio da Secretaria será essencial para a estruturação da entidade e para a implementação de ações estratégicas que impulsionem o setor.

Presença ilustre
O evento contou com a presença de Raquel Neves, presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), que veio especialmente para prestigiar a assembleia. “Eu estou muito feliz de estar aqui hoje representando a AGP e presenciando esse momento histórico pra todos nós.Ter uma associação de guias de turismo em qualquer cidade turística, que recebe o turista, é muito importante porque a gente vê uma movimentação, uma organização, um planejamento do setor, e isso com certeza vai agregar para cada um dos profissionais e também para cidade.”, declara Raquel.

Raquel Neves, presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), Magno Villela, presidente da Comissão de Turismo da OAB 13° Subseção Teresópolis, e Nina Benedito, Secretária Municipal de Turismo. Foto: AsComPMT

Nova diretoria
A diretoria da AGTT é formada por profissionais comprometidos com a valorização da categoria e o desenvolvimento do turismo local. Henrique Silva assume a presidência, acompanhado de Selma Marques Vicente Vianna como vice-presidente. Maria Lúcia Lemgruber Porto foi eleita secretária e Monique Zajdenwerg ocupará o cargo de tesoureira. A equipe também conta com o Diretor de Planejamento, Luiz Gustavo Rodrigues (Gutto), e os Conselheiros Fiscais: Priscila Medeiros de Rezende, Joyce da Silva dos Santos e Jane Egipto Cardoso.

Próximos passos
Em entrevista ao Diário, o Presidente da Associação destacou quais são os próximos passos da AGTT. “Agora vamos fazer um trabalho de trazer todos esses guias para a Associação para passar por vários tipos de qualificações. Alguns destes guias se formaram recentemente e estão muito ávidos para aprender. Com essa qualificação, eles irão trazer pontos que não conhecemos e vamos ressaltar, trazendo à tona toda essa novidade para a cidade”, disse Henrique. Também estão entre as primeiras metas da nova diretoria a estruturação da Associação, a criação de um calendário de atividades e a busca por parcerias que impulsionem o turismo local. A expectativa é que a entidade se torne um elo fundamental entre os profissionais do setor, o poder público e o trade turístico.

A 13ª Subseção da OAB sediou a assembleia ordinária para a eleição da diretoria da recém-criada Associação de Guias de Turismo de Teresópolis (AGTT). Foto: AsComPMT

O futuro do turismo em Teresópolis
A criação da Associação dos Guias de Turismo de Teresópolis é um passo fundamental para o fortalecimento do turismo no município. Com o apoio da Secretaria de Turismo e a união dos guias, a categoria ganha mais representatividade, contribuindo para a qualificação dos profissionais e para a oferta de um serviço de excelência aos turistas que visitam a cidade. “A criação da AGTT é muito importante para o turismo local porque, quando se tem uma representatividade, podemos comunicar às instituições que temos uma pessoa que traz toda uma classe por trás, que é muito importante para a cidade”, ressaltou Henrique Silva.

A criação da Associação dos Guias de Turismo de Teresópolis é um passo fundamental para o fortalecimento do turismo no município. Com o apoio da Secretaria de Turismo e a união dos guias, a categoria ganha mais representatividade. Foto: AsComPMT

ASSOCIAÇÃO DOS GUIAS DE TURISMO DE TERESÓPOLIS
Presidente: Henrique Silva
Vice Presidente: Selma Marques Vicente Vianna
Secretária: Maria Lúcia Lemgruber Porto
Tesoureira: Monique Zajdenwerg
Diretor de Planejamento: Luiz Gustavo Rodrigues (Gutto)

Conselheiros Fiscais
Priscila Medeiros de Rezende
Joyce da Silva dos Santos
Jane Egipto Cardoso

Edição 22/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Armadilha fotográfica registra catetos fugindo de onça no Parque dos Três Picos

Casa de Cultura de Teresópolis realiza evento ‘Sambatuque e Baile Charme’

Teresópolis aplica 1.230 doses no Dia D de Multivacinação

Atleta de Teresópolis brilha no Mundial de Powerlifting, na África do Sul

K9 da GCM de Teresópolis fica em segundo lugar em competição nacional

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE