Quem passa pelas proximidades do Terminal Rodoviário José de Carvalho Janotti, na Várzea, tem a atenção despertada para uma obra em curso quase em frente, lateral à Rua Tenente Luiz Meirelles: a construção de uma nova rua, tendo ao fundo o bairro da Fazendinha e parte do terreno da antiga fábrica da Sudamtex. Trata-se da “Avenida Ricardo Haddad”, que cruza justamente a área que já fez parte do complexo industrial e vai dar acesso à Reta ao fluxo de veículos do bairro São Pedro, conectando a Tenente Luiz Meirelles à Rua Cotinguiba. Nesta terça-feira (25), a reportagem do Diário sobrevoou a área com um drone, registrando que está quase concluído o serviço de pavimentação e conexão entre as vias. Porém, ainda não há informação de quando o acesso será liberado e o restante do empreendimento que completa a grande área, no valorizado centro urbano de Teresópolis.

“Uma avenida ligando a rua Tenente Luiz Meirelles à Reta vai ser a solução para o nó na cidade que foi dado em 2020, quando a pretexto de implantar a passagem de integração a Prefeitura fez diversas alterações nos sentidos de fluxo do trânsito, o mais grave deles tornando via de mão única pequeno trecho da rua Tenente Luiz Meirelles, próximo à ponte da rodoviária, impedindo o acesso dos veículos oriundos do complexo de bairros no sentido do Meudon à avenida Lúcio Meira pela rua Cotinguiba, também alterada o sentido. A nova rua já está quase pronta, guardada dentro do terreno da Sudamtex, faltando apenas a abertura dos portões da extinta fábrica, ainda fechados por conta da finalização do serviço”, publicou o Diário em 2022.
Naquela época, registramos também que a avenida será pública e está sendo construída a partir do Termo de Ajustamento de Conduta assinado em juízo pelo então prefeito Vinícius Claussen e o representante do Ministério Público com os proprietários da extinta fábrica Sudamtex. “Como não se trata de um bairro novo, no entanto, a construção está sendo feito pelo particular, surgindo às margens da avenida grande área para ocupação por prédios novos, um deles, já existente e sendo reformado, para ser a sede da Prefeitura. Ao lado da avenida que terá 9 metros de largura e 440 metros de extensão, surgirá também uma ciclovia com dois metros de largura”, destacou a reportagem. Tentamos atualizar a situação com a gestão municipal, não recebendo resposta da Assessoria de Comunicação até o fechamento desta edição.