Luiz Bandeira
O Brasil é campeão mundial em uma modalidade esportiva pouco difundida em nosso país. Marcos Rangel e o Pastor Belga Malinois Big Boss Daxengel conquistaram o primeiro lugar no Mundial de Adestramento, promovido pela FCI (Fédération Cynologique Internationale), realizado em setembro do ano passado, na Croácia. A dupla acumulou 280 pontos, de um total de 300 possíveis, e superou 134 concorrentes de 37 países. A base de treinamento dos campeões está localizada em Montanhas, no Ipo Valley Dog Center, onde a equipe da Diário TV teve a oportunidade de acompanhar um momento de lazer da dupla e conversar com Marcos Rangel sobre essa conquista histórica.
Ele explicou que sua dupla atual é composta por Big Boss, mas revelou que os cães precisam ser substituídos periodicamente para garantir um alto nível de desempenho sem prejudicar a saúde do animal. O atleta, que já foi 10 vezes campeão brasileiro, buscava o título mundial há muito tempo. “Participei de 15 Mundiais, cada um deles trazendo novas experiências e aprendizados até conseguir alcançar essa vitória”, disse Marcos Rangel.
Ele confessou que, apesar da sua experiência em competições internacionais, chegou a duvidar da possibilidade de vitória. “Foi uma conquista inédita e até então difícil de acreditar”, afirmou. “Para quem não conhece o esporte, é algo parecido com um triatlo canino, composto por provas de faro, obediência e proteção. Cada modalidade começamos com 100 pontos, e o juiz vai avaliando o desempenho da dupla. A dupla com a maior pontuação, ou seja, aquela que perder menos pontos, é a campeã”, explicou Rangel.
Com representantes de 37 países, a dupla brasileira teve que superar 134 duplas até alcançar o título final. “A competição foi realizada na Croácia. Todo ano há o Campeonato Mundial da FCI, e esse evento foi inter-raças, com a participação de várias raças, como Pastor Alemão, Rottweiler e Pastor Belga Malinois. Para participar, é necessário se qualificar em seu país, e cada nação pode enviar até cinco duplas representantes”, detalhou.
Treinamento intenso
A FCI, Federação Cinológica Internacional, regula disciplinas esportivas e educacionais para cães. Para superar os adversários nas competições, é necessário treinar intensamente, em ambientes variados, como Marcos Rangel explicou. “Nós treinamos aqui, e fazemos toda a base, mas, claro, um campeonato mundial é realizado em estádios. Lá na Europa, esses eventos lotam estádios. No Brasil, o esporte não é tão conhecido, mas na Europa, os estádios estão sempre cheios. Por isso, também treinamos o cão em campos de futebol, estádios e outros espaços destinados ao faro.”
Local de treinamento
O Ipo Valley Dog Center é um local totalmente dedicado ao adestramento, mas também oferece outros serviços. “Aqui, temos um centro de treinamento de cães, não apenas para competição — que é a nossa especialidade —, mas também recebemos cães de estimação, oferecemos adestramento básico, hospedagem, day care, onde o cão se diverte, temos piscina, trilhas e muito mais.”
Atualmente, Marcos e Big Boss estão aproveitando um merecido descanso antes de retornar aos treinamentos, com foco nas próximas competições. “Por enquanto, estamos nos divertindo e nos preparando para o próximo campeonato, que acontecerá em setembro, na Espanha. Já estamos automaticamente qualificados para essa competição mundial, pois o campeão mundial não precisa passar pela seletiva do campeonato brasileiro. Agora, é hora de treinar e nos preparar para ter o melhor desempenho e apresentar provas impressionantes”, concluiu.