Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Chuvas de março não devem ser tão intensas, como em anos anteriores

Previsão é de precipitação abaixo da média, mas é preciso ficar atento na “despedida do verão”

Maria Eduarda Maia

“São as águas de março fechando o verão”. O famoso trecho da música do compositor Tom Jobim destaca o período de transição do verão para o outono, que geralmente é marcado por chuvas intensas, demandando atenção da população. Entretanto, esse fenômeno, de acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), não está previsto para ocorrer na maioria das áreas do Brasil neste ano. O início do mês será marcado com uma onda de calor e com um bloqueio atmosférico em grande parte do país, bloqueando as frentes frias, mantendo as temperaturas mais elevadas do que o normal e dificultando a ocorrência da chuva. Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, estão previstas chuvas próximas e abaixo da média, com volumes inferiores a 160mm, além de temperaturas acima da média esperada.
Mesmo não tendo expectativas para que ocorram as populares “águas de março”, é necessário estar sempre atento nesta época do ano, visto que Teresópolis já sofreu recentemente com as consequências das chuvas volumosas que marcam o terceiro mês do ano. Nos últimos dias de março de 2024, a população teresopolitana vivenciou momentos de extrema preocupação em decorrência das fortes precipitações: vários deslizamentos de terra foram registrados pela Defesa Civil na época, resultando na Coreia, região do bairro Meudon, na morte de uma criança de apenas sete anos e de um adolescente de 14 anos, que foram soterrados durante o temporal. Também foram registrados desalojados e desabrigados, pontos de alagamento, além do desbarrancamento em vários trechos do rio Paquequer.

No final de março de 2024, em decorrência das fortes precipitações que resultaram em deslizamentos de terras, dois jovens foram mortos após serem soterrados durante o temporal. Foto: Marcello Medeiros / O Diário

Preocupação além de março
Além do grande volume de chuvas que geralmente é esperado pela população neste mês, o período de fortes precipitações pode se estender até o início de abril, sendo necessária a atenção de todos também para os primeiros dias deste mês. Por exemplo, em Teresópolis, no dia 6 de abril de 2012, foram registrados grandes deslizamentos, quedas de barreiras e seis mortos.

De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), não está previsto para ocorrências de chuvas com intensidade em boa parte do Brasil. Foto: Reprodução / Climatempo.

Emergência
Em situações de emergência, entre em contato com a Defesa Civil através do número 0800 202 1066 ou via WhatsApp TIA (21) 2742-8264.


Edição 30/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia prende homicida que tentou explodir a casa da ex-companheira em Teresópolis

POLÍCIA APURA HISTÓRICO DE PARTICIPAÇÃO EM ‘RACHAS’: Delegado fala sobre a investigação do crime

Problemas no atendimento da Enel em Teresópolis são discutidos na Câmara

Teresópolis promove primeiro encontro do Trade Turístico no município

PARNASO será palco do 1º Festival de Cinema Ambiental e de Montanhas de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE