Maria Eduarda Maia
“São as águas de março fechando o verão”. O famoso trecho da música do compositor Tom Jobim destaca o período de transição do verão para o outono, que geralmente é marcado por chuvas intensas, demandando atenção da população. Entretanto, esse fenômeno, de acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), não está previsto para ocorrer na maioria das áreas do Brasil neste ano. O início do mês será marcado com uma onda de calor e com um bloqueio atmosférico em grande parte do país, bloqueando as frentes frias, mantendo as temperaturas mais elevadas do que o normal e dificultando a ocorrência da chuva. Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, estão previstas chuvas próximas e abaixo da média, com volumes inferiores a 160mm, além de temperaturas acima da média esperada.
Mesmo não tendo expectativas para que ocorram as populares “águas de março”, é necessário estar sempre atento nesta época do ano, visto que Teresópolis já sofreu recentemente com as consequências das chuvas volumosas que marcam o terceiro mês do ano. Nos últimos dias de março de 2024, a população teresopolitana vivenciou momentos de extrema preocupação em decorrência das fortes precipitações: vários deslizamentos de terra foram registrados pela Defesa Civil na época, resultando na Coreia, região do bairro Meudon, na morte de uma criança de apenas sete anos e de um adolescente de 14 anos, que foram soterrados durante o temporal. Também foram registrados desalojados e desabrigados, pontos de alagamento, além do desbarrancamento em vários trechos do rio Paquequer.

Preocupação além de março
Além do grande volume de chuvas que geralmente é esperado pela população neste mês, o período de fortes precipitações pode se estender até o início de abril, sendo necessária a atenção de todos também para os primeiros dias deste mês. Por exemplo, em Teresópolis, no dia 6 de abril de 2012, foram registrados grandes deslizamentos, quedas de barreiras e seis mortos.

Emergência
Em situações de emergência, entre em contato com a Defesa Civil através do número 0800 202 1066 ou via WhatsApp TIA (21) 2742-8264.