Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Entenda o significado do período da Quaresma para os cristãos

Padre Jorge Medeiros explica sobre os 40 dias que antecedem a Páscoa e marcam um momento de reflexão para os féis

Maria Eduarda Maia

Com o final do Carnaval nesta Quarta-Feira de Cinzas (05), começou um período que é extremamente importante no calendário religioso, a Quaresma, que marca os 40 dias de preparação para a celebração da ressurreição de Cristo, na Páscoa. Neste ano, a Quaresma segue até o dia 17 de abril, antes da celebração da Quinta-Feira Santa. “É um período forte para que possamos viver os outros dias do ano de acordo com o pilar composto pela oração, jejum, que é a mortificação dos nossos impulsos, e amor. É neste tempo que você olha para dentro do seu coração e faz uma reflexão sobre sua vida para, assim, cumprir o maior dos mandamentos: amar a Deus e ao próximo”, explica o pároco da Igreja Matriz de Santa Teresa, padre Jorge Medeiros, em entrevista à Diário TV. Para os fiéis, a Quaresma é importante por conta do seu encargo social e da parte da oração, penitência e caridade. Além da parte espiritual, padre Jorge também destacou o papel da Campanha da Fraternidade deste ano para este período. “Em 2025, estamos com o tema “Fraternidade e Ecologia” com o objetivo de cuidar do planeta. O Papa Francisco fala sobre a ideia de ‘casa comum’, que compreende a todo o nosso planeta Terra, tendo cada um de nós como responsável por cuidar deste espaço”, frisou o pároco.

“É no período da Quaresma que você olha para dentro do seu coração e faz uma reflexão sobre sua vida para, assim, cumprir o maior dos mandamentos: amar a Deus e ao próximo”, declara padre Jorge Medeiros. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Programação na Igreja
Para este período da Quaresma, a Igreja Matriz de Santa Teresa organizou uma programação para reunir os fiéis nestes 40 dias que são marcados pela renovação espiritual e aproximação com Deus. “Nós teremos várias atividades, como o retiro quaresmal, quando convidamos sempre um padre nas quartas-feiras para celebrar uma missa especial e falar sobre temas que nos ajudam a melhorar como seres humanos. Quanto mais humanos nós somos, mais divinos nos tornamos”, declarou padre Jorge Medeiros. Nos dias 11, 12 e 13 de abril, sendo o último marcado pelo Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa, a Igreja de Santa Teresa irá realizar uma apresentação da peça da Via Sacra, com o Instituto Saber, na praça da Matriz. “Esta apresentação vai retratar os passos de Jesus: paixão, morte e ressurreição. Este espetáculo atrai milhares de pessoas, sendo emocionante e muito importante para a formação daqueles que não conhecem o amor de Deus.

Após o fim da Quaresma, que é marcado pela quinta-feira da Semana Santa, no dia 17 de abril, tem início um novo período, o tríduo pascal, que corresponde aos três momentos de paixão, morte e ressurreição de Cristo e que também será agraciado com atividades na praça da Matriz de Santa Teresa. “Vamos ter a grande festa do tríduo pascal, que é composto pela Quinta e Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e domingo de Páscoa”, conta o pároco.

Tags

Compartilhe:

Edição 30/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Populares ajudam vítima de arrombamento e furto na Várzea

Dia do Trabalhador terá tarifa zero nos ônibus municipais em Teresópolis

Festival gastronômico “BBQ” neste sábado no Le Canton

Feirinha do Alto com horário especial no feriado prolongado do Dia do Trabalhador

Exposição Agropecuária de Petrópolis começa nesta quinta

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE