Nos dias 28 e 29 de março, Teresópolis será palco do Seminário AMA Leitura 2025, que terá como tema “A leitura literária como direito da infância e da juventude”. O evento promoverá uma imersão de 12 horas no universo da literatura infantojuvenil e contará com palestras, painéis, mesas de autógrafos, homenagens e lançamento do primeiro curso de especialização em Literatura Infantojuvenil da cidade. Os ingressos são limitados e gratuitos e a retirada já está disponível pelas redes sociais do Centro Cultural Feso Pro Arte, através do Sympla. Realizado através da parceria Instituto AMA Leitura e Centro Cultural Feso Pro Arte, com patrocínio cultural da ICQL Química, Empresa Amiga da Criança Fundação ABRINQ, o seminário tem como objetivo destacar a importância da literatura na infância e juventude, reunindo escritores consagrados, educadores e especialistas da área para debater temas como: a leitura literária na escola, o papel do educador na formação de leitores, a importância das bibliotecas escolares e da mediação literária.
Nesta edição, o Troféu Semear 2025, homenagem aos artistas de Teresópolis e Região Serrana que se destacam por sua atuação na Literatura Infantojuvenil, será concedido à escritora e dramaturga Sylvia Orthof, uma das maiores autoras do Brasil em literatura infantojuvenil com cerca de cem títulos publicados, e à Edinar Corradini, atriz, escritora, educadora, contadora de histórias e fundadora da Companhia Teatral Fantasia. Na abertura do evento, a educadora Mariana Rosa, neta de Sylvia Orthof, participará da roda de conversa “Literatura Infantojuvenil: fonte do imaginário e da recriação do mundo”, mediada por Ana Maria de Andrade, ao lado de Edinar Corradini e Sônia Travassos (educadora e escritora), além de Cristina Villaça (educadora, escritora e atriz) e José Prado (educador e editor), organizadores do livro Sylvia Orthof: um ramalhete de histórias, com selo da editora Bambolê.
Outro destaque é a comemoração dos dois anos de parceria cultural entre o Instituto AMA Leitura e o Centro Cultural Feso Pro Arte, um projeto que promove o acesso à literatura e atividades culturais para crianças e jovens. Como parte das iniciativas do Instituto AMA Leitura, também será realizada, no dia 26 de abril, a cerimônia do Prêmio AMA Leitura 2024, que reconhecerá projetos de leitura desenvolvidos nas escolas públicas e particulares da cidade durante o ano letivo. A partir de abril, o Espaço AMA Leitura oferecerá atividades gratuitas, semanais e mensais, para toda a família, como contação de histórias, oficinas de teatralização, literatura para bebês e encontros de leitura para todas as idades. A programação é gratuita e a agenda poderá ser consultada nas redes sociais do Instituto AMA Leitura e da Pro Arte.
Curso de especialização
Durante o evento, será lançado oficialmente o primeiro curso de pós-graduação em Literatura Infantojuvenil de Teresópolis, uma parceria com o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Com início em abril de 2025 e duração de um ano, o curso terá um corpo docente formado por doutores e mestres em Literatura Infantojuvenil, além de escritores e editores premiados, proporcionando uma formação especializada para profissionais da educação, arte e cultura, além de todos que trabalham com a cadeia produtiva do livro para crianças e jovens, mediadores de leitura e apaixonados pela literatura.
Exposição digital interativa “O Ninho”
Também será aberta ao público a exposição “O Ninho”, do Coletivo Arani. A exposição digital e interativa é um convite à celebração da vida em toda sua trajetória, em todos os tempos e espaços, em que objeto, som, luz e cor se materializam em uma única obra. O Coletivo Arani é formado por Clélia Brito, Márcia Tayt-Sonh, Vanessa Barini e Vânia Catarina e conta com a colaboração de Cadu Canto e Mariana Portugal.
AUTORAS HOMENAGEADAS
Sylvia Orthof
É uma das maiores escritoras do Brasil em literatura infantojuvenil. Iniciou na área de dramaturgia infantil como autora, diretora, pesquisadora e professora. Fundou, no Rio de Janeiro, a Casa de Ensaios Sylvia Orthof, exclusivamente dedicada a espetáculos infantis. Escreveu para a Revista Recreio; sua obra, extensa, em torno de 120 títulos, recebeu todos os grandes prêmios brasileiros. Entre outras obras, escreveu A vaca mimosa e a mosca Zenilda, vencedor do Prêmio Jabuti, em 1983. E outros sucessos, como: coleção Assim é se lhe parece, Uma velha e três chapéus, Jogando conversa fora, Uxa, ora fada, ora bruxa, Currupaco, paco e tal, quero ir pra Portugal! e Os bichos que tive.
Edinar Corradini
Primeira professora de teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Teresópolis. Como poetiza, teve vários poemas escolhidos em projetos nacionais e a personagem Emília, sua boneca de tantas apresentações, a inspirou para a peça “As Emilianas do Lobato”. Já participou de diversas coletâneas, entre elas, O poder da voz feminina, lançada em Londres, em 2024. No mesmo ano, publicou o livro A fantasia do Fantasia, com selo da Editora Alecrim, um registro valioso da sua trajetória e da história da arte de Teresópolis. Nele, estão os nomes de outras 520 atrizes, atores e colaboradores participantes nos 50 anos de existência da Companhia Teatral Fantasia.