Maria Eduarda Maia
Com pouco mais de 16 anos de história, a tradicional Feira Agroecológica de Teresópolis, que fica localizada em um dos terrenos da antiga fábrica Sudamtex, na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 150, na Várzea, reúne agricultores e produtores que prezam pela venda dos produtos orgânicos, preservando e respeitando o meio ambiente. “Essa é uma feira que inaugurou esse tipo de agricultura aqui na nossa região. É uma busca pela sustentabilidade, não intensificando a degradação ambiental e a contaminação de águas. Estamos buscando um caminho de fazer uma agricultura que garanta o futuro da Terra”, conta um dos fundadores da feira, que também é produtor rural, Beto Selig, em entrevista à Diário TV.

Pequenos produtores
Além dessa preocupação com a parte ambiental, a feirinha ajuda principalmente os pequenos produtores do nosso município e região, que se destaca pela agricultura familiar. “Esses pequenos sítios e pequenas áreas acabam ficando até marginalizadas do sistema de produção. Para nossa feira, isso não acontece. No nosso grupo temos pessoas que produzem pouquinho, mas são áreas importantes”, pontua Beto, enfatizando que “sempre é possível ter o seu espaço dentro da economia” e que, para o orgânico e para agroecologia, não há limites para vender no mercado local. “Os fregueses são amigos, apoiando, conhecendo e valorizando seu trabalho. Isso é o mercado local e a feira propicia isso”, conclui.
Para João Galo, produtor rural que participa da Feira Agroecológica há 12 anos, o espaço é de extrema importância para a venda dos seus produtos, visto que a feirinha valoriza pequenos produtores como ele. “Aqui conseguimos vender nossos produtos, que contam com uma produção pequena. Aqui temos vários agricultores familiares, então é importante ter uma venda direta e ter um preço agregado melhor do que se vendesse para o mercado”, relata.

Produtos orgânicos
Além da importância da venda dos produtos agroecológicos na feira, João Galo também destacou a importância destes alimentos orgânicos para a população e para o meio ambiente. “Esses produtos são importantes para a saúde das pessoas, visando uma alimentação de qualidade nas pessoas, visto que hoje há várias doenças causadas pelos agrotóxicos. Além disso, esses alimentos também ajudam na preservação da natureza”, destacou o produtor rural, enfatizando também estas são as preocupações da Feira Agroecológica. O coordenador da Feira, Nilton César, também frisou que com o grupo, que conta com produtores que se completam e ajudam, é possível ajudar a não destruir o planeta, lugar que também é do convívio de todos. “Eu posso não mudar o mundo, mas sou menos um a destruir ele”, pontuou.

Atividades
Além da venda dos produtos orgânicos, a Feira Agroecológica de Teresópolis também possui outras atividades, sendo um local ideal para passar momentos em família. Algumas das outras programações que a feira tem são apresentações musicais todos os sábados, espetáculos para crianças com o grupo Pirueta no segundo sábado do mês, além da exposição de artesanatos. O grupo da Associação Agroecológica de Teresópolis (AAT) também planeja montar um parquinho com materiais naturais e que não degradam a natureza, como contou Niton César.
Atualmente, a feirinha conta com cerca de 30 produtores rurais comercializando frutas, legumes e verduras sem agrotóxicos, funcionando as quartas e sábados, das 8h às 13h.





