Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CHEGADA DE FRENTE FRIA: Defesa Civil de Teresópolis em alerta para chuvas intensas no final de semana

Previsão de grande volume de chuva preocupa, mas secretária assegura que equipe está mobilizada

Luiz Bandeira

A previsão de chuvas fortes para o fim de semana, com a chegada de uma frente fria e a formação de um ciclone sobre o Rio Grande do Sul, colocou a Defesa Civil de Teresópolis em estado de alerta. O evento climático pode trazer um grande volume de chuva para o município, o que poderia ocasionar transtornos e riscos à população. Inicialmente, foi divulgada a possibilidade de 165mm somente no sábado. Contudo, ao ser consultado novamente, o site Climatempo revisou a previsão, apontando um volume bem menor de precipitação. A Secretária Municipal de Defesa Civil, Mariana Antunes, assegurou que a equipe está monitorando a situação em tempo real e está pronta para atuar caso seja necessário, visando garantir a segurança da população.
Em entrevista a Diário TV, ela detalhou que a Defesa Civil já está mobilizada e utilizando radares meteorológicos para acompanhar a evolução da previsão. “Com a chegada da frente fria e a possibilidade de um ciclone, estamos atentos aos riscos de eventos climáticos extremos. Estamos monitorando a situação e já aumentamos as medidas preventivas junto à comunidade”, afirmou a secretária.

Secretaria Municipal de Defesa Civil mantém trabalho em parceria com as comunidades para agilizar atendimentos. Foto: Divulgação SMDC

Previsões podem variar, alerta é constante
A secretária explicou que, devido à variabilidade nos modelos meteorológicos, as previsões podem mudar a cada dia. “Hoje existem vários modelos meteorológicos que calculam a quantidade de chuva em cada região. Por isso, é normal que as previsões apresentem diferenças. A Defesa Civil está atenta e, diariamente, traz as informações mais atualizadas para a população”, esclareceu Mariana.
A previsão de chuvas fortes não se limita apenas a Teresópolis, mas também inclui outras áreas do estado, como o litoral Sul e a Região Serrana. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta para acumulados de chuva que podem ultrapassar 100 milímetros nessas áreas. “Estamos monitorando de perto e orientando a população para que fique atenta”, disse a secretária.

Alertas e comunicação com a população
Além das sirenes de alerta instaladas em comunidades com histórico de cheias de rios ou deslizamento de terra, Mariana Antunes destacou que a Defesa Civil conta com diversos canais de comunicação para manter a população informada. “Pedimos que a comunidade acompanhe os sistemas de alerta, como nosso Instagram e o envio de mensagens via SMS. Estamos constantemente monitorando, mantendo a população informada e preparados para atuar, caso necessário”, afirmou.

Equipamentos instalados na sede da Defesa Civil e no Parque Nacional da Serra dos Órgãos ajudam no monitoramento do clima pela Defesa Civil Municipal. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Preparação para a temporada de seca
Além dos bairros mais populosos do Primeiro Distrito, com o início do período de seca, a Defesa Civil também estará atenta à zona rural de Teresópolis, que sofre com os incêndios florestais. “Vamos capacitar grupos nas comunidades rurais para ensinar noções de combate a incêndios, oferecendo suporte até a chegada do Corpo de Bombeiros”, disse a secretária.

Mudanças climáticas exigem vigilância constante
Apesar da previsão de clima extremo para este fim de semana, Mariana Antunes alertou para a imprevisibilidade das mudanças climáticas. “Não podemos afirmar que este será o último estágio de atenção do ano. As mudanças climáticas estão afetando as estações do ano, e por isso, a Defesa Civil permanece atenta, pronta para agir e dar o suporte necessário à população”, concluiu.

Contatos do órgão
A Defesa Civil reitera que, em caso de emergência, a população deve entrar em contato imediatamente para que as equipes possam prestar socorro de forma ágil e eficiente.
Telefones da Defesa Civil de Teresópolis: 0800 202 1066 // 2742 8264. Envie seu CEP para o número 40199 e receba os alertas da Defesa Civil. Siga a Defesa Civil no Instagram: @defesaciviltere


Edição 04/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura divulga pontos de ônibus temporários durante o desfile de aniversário de Teresópolis

Teresópolis ganha centros de referência para crianças neuroatípicas no aniversário de 134 anos

GCM vai acabar com vagas exclusivas para farmácias em Teresópolis

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

Novas vítimas do golpe do ‘falso advogado’ em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE