Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Governo do Estado integra ações com os municípios para planejamento e prevenção às fortes chuvas

Todos as prefeituras já foram alertadas sobre a possibilidade de temporais e receberam informes meteorológicos com orientações específicas


O Governo do Estado reforça as ações de planejamento e prevenção com os 92 municípios para as fortes chuvas previstas para este fim de semana. Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil Estadual, as temperaturas devem cair a partir desta sexta-feira (04/04) no Rio de Janeiro, com a previsão de altos acumulados de chuvas em todo o estado, principalmente nas regiões Serrana e na Costa Verde.

Na quinta-feira (03/04), foram realizadas reuniões com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), com troca de informações atualizadas. Todos os municípios já foram alertados sobre a possibilidade de chuva intensa e receberam informes meteorológicos com orientações específicas.

-Estamos com a previsão de fortes chuvas para as próximas 48 horas em todo o estado. Peço que fiquem atentos aos avisos do CEMADEN-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) e, em caso de chuva forte, evitem sair de casa. A recomendação para emergências é procurar o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis Estadual e Municipais, para que possam garantir a sua segurança nesse período. Estamos atentos e trabalhando para que tudo corra bem no nosso Rio de Janeiro – afirmou o governador Cláudio Castro.

Áreas de atenção e planejamento

As regiões com maior risco para o período são a região Serrana, a Costa Verde e o Sul Fluminense – áreas que concentram a maior suscetibilidade para deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos. As regionais da Defesa Civil Estadual já estão em contato com os prefeitos de Petrópolis e de Angra dos Reis, como também com os quartéis locais, que foram reforçados. Os Grupos de Respostas a Desastres (GRDs) seguem prontos.

Por meio do CEMADEN-RJ é realizado o monitoramento ininterrupto das condições climáticas, com emissão de alertas preventivos. O Sistema de Alerta e Alarme do Estado conta com 202 sirenes e 70 pluviômetros instalados em áreas de risco. A população pode se cadastrar gratuitamente para receber mensagens de SMS com alertas pelo número 40199.

O Corpo de Bombeiros também está preparado para atender possíveis ocorrências com viaturas de salvamento e resgate, embarcações, aeronaves, drones e equipes especializadas. Em caso de necessidade, todas as unidades escolares da rede estadual poderão funcionar como pontos de apoio à população.

Logística para distribuição de insumos

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos mantém a logística de insumos, com cestas básicas, kits de higiene e limpeza, água e colchonetes. Equipes e caminhões já foram mobilizados para atender nas regiões Serrana, Noroeste Fluminense, além de Angra dos Reis.

A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas disponibiliza maquinário pesado, como retroescavadeiras e caminhões, para desobstrução de vias e auxílio emergencial. O programa Limpa Rio, da Secretaria do Ambiente, que atua preventivamente em rios, canais e lagoas, já removeu mais de 8,5 milhões de metros cúbicos de resíduos em todo o estado.

Plano de contingências

O Plano de Contingência para Chuvas de 2025 traz o investimento de R$ 8 bilhões em obras e projetos para enfrentar os desafios provocados pelas mudanças climáticas, envolvendo secretarias e órgãos estaduais. Somente na Baixada Fluminense, mais de 23 obras de drenagem estão em execução, somando investimentos superiores a R$ 800 milhões em sete municípios.

Previsão da frente fria

Sábado (05/04) – pancadas moderadas a muito fortes, acompanhadas de descargas atmosféricas (raios) e rajadas de vento, nas regiões Serrana, Norte e Noroeste e chuva moderada, eventualmente forte, constante no resto do estado.

Domingo (06/04) – chuva fraca a moderada ao longo do estado durante todo o dia.

Tags

Compartilhe:

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Confira os eventos neste final de semana em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE