Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Chuva intensa causa alagamentos, deslizamentos e interdição de vias em Teresópolis

Prefeitura segue mobilizada no atendimento à população, na cidade e no interior
https://chat.whatsapp.com/Dy7YyyF40Oa8XegKx8DvL4

Com as fortes chuvas que atingem Teresópolis desde a madrugada deste sábado (05), diversos bairros e localidades registraram alagamentos, deslizamentos de terra, transbordamento de rios e obstrução de vias. A Defesa Civil, junto a outras secretarias municipais e órgãos estaduais, atua em regime de plantão para atender a população afetada.

De acordo com boletim atualizado da Defesa Civil, divulgado às 15h30, foram registradas 16 ocorrências, incluindo deslizamentos, afundamento de via, vistorias técnicas e enchentes. Oito pessoas estão desalojadas e os pontos de apoio foram abertos para abrigar os moradores. Os maiores volumes de chuva registrados até o momento são: Vale da Revolta (238,8 mm), Parnaso (229,6 mm) e Barroso (198,6 mm). O Rio Paquequer transbordou em várias regiões, como Beira Linha, Caxangá, Meudon, Três Córregos e Vargem Grande.

Equipes das secretarias de Defesa Civil, Assistência Social, Saúde, Segurança Pública, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Agricultura estão prestando atendimento em bairros da área urbana, como Beira Linha, Ilha do Caxangá, Granja Guarani, Barra do Imbuí, Posse, Caleme, Vale da Revolta e Vila Muqui, além de localidades da zona rural, como Vargem Grande e Venda Nova. Órgãos estaduais, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e INEA, também atuam em apoio às ações.

Reforço de apoio e operação no interior
O Comando da Área Serrana do Corpo de Bombeiros do RJ está deslocando efetivo especializado em operações de desastre para reforçar o atendimento em Teresópolis. O 16º GBM também reforça o quartel de Bonsucesso, no 3º Distrito, para agilizar as ações no interior do município. O INEA, que já havia enviado veículos e máquinas na sexta-feira, prepara o envio de novos equipamentos para ampliar a operação.

Transporte público e acesso pela Serra
A Viação Dedo de Deus suspendeu totalmente o transporte público no município às 15h15, por conta da impossibilidade de circulação dos ônibus em diversas áreas alagadas. A operação deve ser retomada de forma gradual, conforme a redução dos alagamentos.

A Ecovias Rio Minas, concessionária responsável pela BR-116, informou que o trecho da serra entre o Rio de Janeiro e Teresópolis está totalmente interditado. A empresa segue em estágio de alerta e monitoramento.

Comércio e orientações à população
A Prefeitura de Teresópolis recomendou o fechamento dos estabelecimentos comerciais, como medida de segurança e prevenção. A Defesa Civil orienta que a população evite sair de casa e que moradores de áreas de risco busquem abrigo nos Pontos de Apoio (escolas, igrejas e casas de familiares).

Em caso de emergência, os moradores devem ligar para o número 0800 202 1066 ou enviar mensagem via WhatsApp para (21) 2742-8264 (TIA). A Prefeitura reforça que todos devem permanecer atentos aos alertas por SMS, sirenes e comunicados nas redes sociais e canais oficiais do município.

A previsão do tempo para as próximas horas indica possibilidade de chuva moderada a forte.

Registro do Rio Paquequer, na Várzea – Foto: O Diário de Teresópolis
Rua Carmela Dutra, em Agriões, mais uma vez alagada – Foto: O Diário de Teresópolis

Transbordamento do rio Paquequer atingiu casas e ruas de Teresópolis – Fotos Divulgação

Edição 08/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Famílias da Ilha do Caxangá ficam reféns das chuvas fortes mais uma vez

Delegado explica prisão de protetor de animais em Teresópolis

Cultura Inglesa de Teresópolis promove palestra sobre intercâmbio

Forças de segurança apreendem mais de R$ 500 mil em drogas em Teresópolis

Teresópolis: Defesa Civil registrou 57 ocorrências em três dias de chuva

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE