Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Detran.RJ: Usuários aguardam embaixo de sol e chuva em Teresópolis

Direção promete melhorias no espaço, que no município é compartilhado com a Ciretran

Desde janeiro de 2023 em funcionamento na Rua Josefa Jorge Copello, no Bairro de Fátima, dividindo espaço em uma residência com a 9ª Ciretran, o Detran.RJ tem sido motivo de reclamações em Teresópolis. Além da área reduzida, devido a utilização de uma residência antiga e o compartilhamento com outro órgão estadual, a unidade não tem um ambiente adequado para que o usuário espere pelos vários serviços oferecidos no local. A área coberta é mínima, na varanda do que já foi uma unidade familiar, e só pode ser ocupada por quem está na fila para ser atendido. Os outros precisam aguardar em cadeiras instaladas no gramado, embaixo de sol ou correndo o risco de se molhar em uma chuva repentina, por exemplo. Aliás, nos dias de tempestade é importante estar de posse de um guarda-chuvas para não se molhar enquanto o atendimento não ocorre.

“Desde que passaram o Detran para esse local eu reclamo disso e ninguém faz nada. Precisei atualizar a Carteira de Identidade do meu filho e fiquei embaixo de um solão, agora foi renovar a CNH e passei o maior perrengue, na chuvarada da semana passada”, relatou ao Diário uma moradora do Corta Vento. E ela não foi a única. Daniele Mota, da Barra do Imbuí, na semana anterior, já havia solicitado ao Diário uma reportagem para cobrar investimentos do Departamento Estadual de Trânsito. “Arrecadam milhões em taxas, é Duda disso, Duda daquilo, e na hora que você precisa do serviço tem que passar por isso”, pontuou. Em contato com a redação do Diário através do WhatsApp 2742-9977, o leitor Cláudio Palmeira elogiou o atendimento dos funcionários do órgão, mas também reclamou da localização e espaço utilizados pelo Detran. “O pessoal faz o que pode e ainda é prejudicado, pois tem que trabalhar em salas apertadas. Com o que junta de dinheiro nosso, o Detran tinha que oferecer um serviço melhor, em um endereço mais perto do centro e conforto para o usuário”, frisou.

Atendimento dos funcionários é elogiado, mas espaço em Teresópolis é duramente criticado. Foto: Leitor Repórter

Promessa de investimentos
Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação do Departamento de Trânsito, que informou, em nota, estarem previstas melhorias na unidade do município: “Uma equipe do Detran.RJ vistoriou, nesta quarta-feira, o posto e vai avaliar que tipo de intervenção de readequação é permitida para o local. O compromisso é de buscar uma solução que dê ao usuário dos serviços e aos colaboradores conforto e condições dignas de atendimento.
A atual gestão está lançando o programa SOS Detran, que começa a percorrer, na próxima segunda-feira, toda a rede de postos do órgão em todo o estado, com o apoio de uma equipe itinerante de manutenção, para realizar melhorias contínuas da infraestrutura. Está em elaboração um projeto mais amplo de reforma para as unidades em todo o estado”.

Além da falta de um espaço adequado para atender aos usuários, acumulo de móveis velhos chama a atenção no prédio do Bairro de Fátima. Foto: Leitor Repórter

SOS Detran.RJ
A iniciativa chamada de SOS Detran.RJ, determinada pelo presidente Vinicius Farah, busca oferecer um ambiente mais confortável e eficiente para quem utiliza os serviços do departamento. Profissionais de diversas áreas, como eletricistas, pedreiros, bombeiros hidráulicos e pintores, foram mobilizados para executar as melhorias necessárias. “Nosso compromisso é com a qualidade do serviço prestado à população. Isso passa não só pela qualificação dos profissionais que atendem diariamente os cidadãos, mas também por uma estrutura adequada. O SOS Detran foi criado para agilizar esses reparos e garantir que nossos postos estejam sempre prontos para atender bem”, afirmou o presidente Vinicius Farah.

A operação contará com vans equipadas para atender às unidades de forma itinerante. Inicialmente, três veículos percorrerão os municípios do estado seguindo um cronograma definido, mas o programa poderá ser ampliado conforme a necessidade.

Segundo a diretora de Engenharia do Detran.RJ, Mariana Araújo Gomes de Almeida, o SOS Detran também garantirá respostas mais rápidas em situações emergenciais. “Nosso objetivo é agir com eficiência diante de problemas como falhas elétricas, hidráulicas ou estruturais. Com essa equipe dedicada, poderemos intervir imediatamente quando houver necessidade”, explicou. O Detran.RJ está presente nos 92 municípios do estado, com uma rede de atendimento que inclui postos de vistoria de veículos, Ciretrans, unidades de Habilitação e Identificação Civil, Unidades de Serviços Veiculares (USVs) e Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs). Além disso, cartórios em todo o estado oferecem serviços de emissão de documentos.

Na inauguração da unidade, foi instalado uma tenda para proteger os representantes políticos do município. Foto: Arquivo AsComPMT

Edição 16/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura inicia retomada do Teresópolis Futebol Clube

Le Canton com programação especial no Feriadão da Semana Santa

Mais um motorista é flagrado usando calçada como rua no Alto

Prefeitura de Teresópolis oferece descontos de até 100% em multas e juros para regularização de débitos

Jovens do Tiro de Guerra vão auxiliar GCM no trânsito

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE