Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Professores e cuidadoras de escola municipal debate sobre educação antirracista

Objetivo de roda de conversa é trabalhar o assunto de forma preventiva e construtiva dentro do ambiente escolar

Professores e cuidadoras do Ensino Fundamental da Escola Municipal Belkis Frony Morgado, em São Pedro, participaram, nesta sexta-feira (11), da Roda de Conversa “História e Cultura Afro-brasileira com ênfase na Educação Antirracial”, com Victor Santos, fundador do projeto Ponto de Luz Coletivo e assessor parlamentar da deputada estadual Dani Monteiro, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).
“A Secretaria de Educação aderiu ao Programa Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) e a ação na Escola Belkis Morgado integra esse movimento. Além disso, o assunto está diretamente relacionado ao tema da SME ‘Vozes que Transformam. Nada Sobre Nós Sem Nós’ e, ao longo deste Ano Letivo, vamos promover diversas atividades voltadas para o assunto”, destacou a Secretária de Educação, Carla Rabello.
A orientadora pedagógica da unidade de ensino, Amanda Goto, contou sobre a ideia de promover a atividade. “Nós trabalhamos constantemente contra as falas preconceituosas e também contra o bullying, desde o Pré-escolar até o 5º Ano. Sempre buscando recursos, estratégias e pessoas que possam enriquecer este trabalho. E uma das nossas professoras comentou sobre o Victor e sua atuação na comunidade. Assim, surgiu a ideia de convidá-lo para vir à escola. Nós lançamos sementes que irão brotar num solo fértil e queremos um futuro de equidade, solidariedade e empatia”.
Victor Santos enfatizou sobre o objetivo do bate-papo com os professores e cuidadoras. “A ideia é falar um pouco sobre a educação antirracista fazendo uma reflexão sobre o tema. Trabalhei em algumas instituições, como o Lar Tia Anastácia e no CRAS e também atuei no Centro Cultural Favela Cria e, nestas Rodas de Conversa, troco um pouco da minha experiência a respeito de diversos assuntos, em especial, sobre o racismo e os diversos eixos polêmicos envolvidos. É importante trabalhar o assunto de forma preventiva e construtiva dentro do ambiente escolar”, frisou Victor.

Roda de Conversa sobre Educação Antirracista reúne professores e cuidadores da Escola Belkis Morgado. Foto: AsComPMT

Pneerq
O Pneerq (Programa Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola) é uma política pública cujo objetivo é implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola. Governo federal com estados, municípios e Distrito Federal. O público prioritário é formado por gestores, professores, funcionários e estudantes, ou seja, abrange toda a comunidade escolar.

Victor Santos, do projeto Ponto de Luz Coletivo e assessor parlamentar, em Roda de Conversa sobre Educação Antirracista. Foto: AsComPMT
Edição 23/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

PRF impede roubo de carga na rodovia BR-040

Polícia Civil prende gerente do tráfico de drogas em Nova Friburgo

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Previsão de mais frio para os próximos dias em Teresópolis

Feira “Teresópolis Artes Manuais” faz sucesso no Soberbo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
Tocador de áudio