O Jiu-jitsu de Teresópolis mais uma vez desceu a Serra para voltar para casa com a bagagem mais pesada, recheada de medalhas. Diversos atletas de academias locais representaram o município no Campeonato Hélio Gracie, promovido pela Federação de Jiu-jitsu do Rio de Janeiro e realizado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Participaram aproximadamente 1500 atletas, de diversos municípios. Foram registradas diversas lutas bastante disputadas e entre os que se destacaram e subiram no pódio, vários lutadores teresopolitanos.
A Academia Hélio Soneca BJJ, por exemplo, levou seis atletas para a duríssima competição e terminou o evento com dois campeões, dois vice-campeões e dois lutadores na terceira colocação de suas categorias. Treinados pelos professores Kuka Rocha e Deco Macedo, foram vencedores os atletas Guilherme Gottel, Michelangelo, Wagner Muniz, Charle Miller, Clemilson Hermida e Humberto Azevedo.

Outro lendário lutador local que fez bonito na competição foi o atleta Jessé Rodrigues, conhecido como “O Poder”, que brilhou ao se consagrar campeão na categoria Master 6, peso pesadíssimo, faixa preta. Jessé teve uma trajetória impecável até a final, onde enfrentou Júlio Cezar de Oliveira, representante da academia Oriente JJ, de Minas Gerais. “Mais uma vez resultado de dedicação, de treino, de respeito à arte. Agradeço a Deus e aos meus patrocinadores por mais essa conquista”, pontuou Jessé.
Na categoria Master 2 faixa preta meio pesado, Teresópolis foi representada pelo professor Davi Fidelis, da academia Pitbull, que alcançou o lugar mais alto do pódio. Faixa preta quarto grau, no ano passado Fidelis foi homenageado no prêmio que escolheu os melhores do ano das artes marciais no estado. Atualmente, lidera uma equipe que o seu nome e a chancela da PitBull. É professor há 20 anos, já tendo formado 20 faixas pretas. No currículo, o competidor já foi sete vezes campeão do ranking da FJJDRIO, duas vezes campeão do ranking da CBJJO, duas vezes campeão do ranking da SJJSAF e duas vezes campeão do ranking da FJJRIO Oficial. São 23 anos praticando Jiu-Jitsu e mais de 15 títulos na categoria absoluto.

Terra da “arte suave”
Esses foram apenas alguns dos vários atletas locais que conquistaram medalhas no duríssimo evento realizado no Rio de Janeiro. Os frequentes bons resultados mostram que, apesar de ser conhecida como “Capital do Montanhismo”, Teresópolis poderia almejar o título de “Capital do Jiu-Jitsu”. Frequentemente atletas locais têm feito bonito em competições em todo o país e até no exterior, mostrando que a terrinha também é boa para praticar a chamada “arte suave”.