Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Decreto Municipal que encerrou rodízio de CPF trouxe outras novidades

Governo liberou linhas de ônibus intermunicipais e manteve obrigação do uso de máscara

O polêmico rodízio de CPF criado pelo governo Vinícius Claussen foi revogado por decreto municipal publicado na noite da última quinta-feira, dia 13, e agora é permitido frequentar as empresas do comércio e repartições públicas sem ter que apresentar o documento. A medida foi criada em maio e gerou muitas críticas não só no município, mas também virou assunto em veículos de comunicação nacionais que até ironizavam a ideia. Inicialmente, houve uma queda de pessoas nas ruas e redução de ocupação de leitos, mas isso não durou muito tempo, aos poucos as pessoas voltaram a circular em grande número e a fiscalização não foi feita como deveria. 
Apesar de não haver mais essa exigência, ainda há outras que ainda estão valendo e a preocupação com a contaminação tem que continuar sendo firme por parte de toda a população, pois Teresópolis vem batendo recordes semanais seguidos de casos positivos da Covid-19. Os estabelecimentos também precisam manter as medidas sanitárias e higiene durante seu funcionamento.
Foi mantida a obrigação de usar máscaras, enquanto a permanência em praças ainda está proibida. Novas linhas intermunicipais foram liberadas para funcionar, mas ainda há restrições para quem vem de fora. Por outro lado, a rede hoteleira já pode receber um número maior de clientes. 

Medidas que continuam
O uso obrigatório de máscaras em locais públicos, na prática de atividades esportivas em espaços públicos, em ônibus, vans, táxis, veículos de transporte por aplicativo e carros particulares. As atividades autorizadas devem manter as regras gerais de convivência e as específicas de cada setor, conforme decretos anteriores.
Continua proibida a permanência nas praças e a recomendação é para sair de casa apenas para atividades inadiáveis, como trabalho, compras, serviços de saúde e atendimento nas atividades essenciais permitidas.

Fim do rodízio de CPF
 O acesso a estabelecimentos comerciais e repartições públicas está liberado respeitando todas as medidas restritivas, como a limitação do número de pessoas nos estabelecimentos, distanciamento em filas de espera, oferta de álcool em gel, uso obrigatório de máscaras, etc.

Rede hoteleira
Hotéis, pousadas e pensões: O decreto amplia de 50% para 70% o limite de ocupação em hotéis, pousadas e pensões de Teresópolis, com check-in dos hóspedes de forma online, por aplicativos ou formulários, e o cumprimento obrigatório de regras sanitárias específicas para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus. Entretanto, continuam suspensas as hospedagens por meio de aplicativos de aluguel de quartos, de apartamentos ou de sítios para temporadas e afins.

Viagens intermunicipais
Também foram ampliadas as linhas de ônibus intermunicipais, com a circulação iniciando às 5h. Estão permitidas as linhas Rio de Janeiro x Teresópolis, Castelo x Teresópolis, Barra da Tijuca x Teresópolis, Niterói x Teresópolis, Magé x Teresópolis, Guapimirim x Teresópolis, Petrópolis x Teresópolis, Nova Friburgo x Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto x Teresópolis, Sapucaia x Teresópolis, Rio das Ostras x Teresópolis e Carmo x Teresópolis.

Acesso a Teresópolis
Somente é permitida a entrada de moradores, proprietários de imóveis na cidade e pessoas que trabalham no município; hóspedes com comprovante de agendamento ou reserva; fornecedores da Administração Municipal e participantes de procedimentos licitatórios; profissionais da área de saúde e assistentes sociais; responsáveis pelo abastecimento de materiais, insumos e commodities de todos os setores, principalmente, de saúde, alimentação, limpeza e de higiene.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 21/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Estado anuncia investimento de R$ 1 bilhão no setor cultural

Teresópolis avança na discussão pela utilização dos recursos da PNAB 2025

Thiago Pampolha toma posse como conselheiro do TCE

Rio confirma mais duas mortes por febre do Oropouche

Leonardo pode ser último prefeito com direito a reeleição e ficar seis anos se conseguir voltar ao governo em 2028

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE