Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Neurocirurgia: HCTCO já realizou 130 procedimentos em 2025

Setor une experiência e tecnologia nas cirurgias de alta complexidade

Com uma trajetória de cerca de três décadas, o serviço de neurocirurgia do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) se destaca na região oferecendo atendimento de alta complexidade com excelência técnica e compromisso com a vida. Referência no município, a neurocirurgia do HCTCO acolhe pacientes que sofrem traumatismos complexos do crânio e da coluna vertebral, hemorragias cerebrais e lesões tumorais do sistema nervoso central, dentre outras patologias complexas do crânio e da coluna vertebral. Só neste ano, o setor já realizou 130 cirurgias. Em 2024, foram aproximadamente 300 procedimentos neurocirúrgicos, refletindo o papel essencial do hospital no atendimento aos casos mais complexos da região.
Segundo o neurocirurgião Ari Boulanger Scussel, chefe do serviço, o setor está preparado para atender de forma ininterrupta, com uma equipe experiente e altamente qualificada que atua 24 horas por dia, durante todo o ano. “Temos uma estrutura consolidada, construída com muito empenho ao longo dos anos. A neurocirurgia é um serviço essencial para o HCTCO e para a cidade, e contamos com uma equipe comprometida com o cuidado e a precisão em cada procedimento”, afirma.
Dr. Ari também compartilha com orgulho sua ligação pessoal com a história do serviço. “Acompanhei o início da neurocirurgia no hospital quando ainda era acadêmico de Medicina. Fui o primeiro estudante a acompanhar o serviço e, desde então, testemunhei sua evolução até se tornar o que é hoje”, relembra.
Além da expertise da equipe, o serviço conta com tecnologia de ponta. Recentemente, o HCTCO investiu na aquisição do microscópio eletrônico ZEISS TIVATO 700, equipamento de última geração que oferece imagens de altíssima definição para as cirurgias mais delicadas do cérebro e da coluna. O sistema também permite a transmissão ao vivo em tela 4K, o que representa um avanço significativo no ensino médico, beneficiando diretamente os acadêmicos da área da saúde.

Tomografia computadorizada
O hospital também dispõe de tomografia computadorizada e ressonância magnética, recursos fundamentais que contribuem para diagnósticos precisos e decisões clínicas ágeis. “Utilizamos esses exames em 100% dos casos. São ferramentas indispensáveis para um tratamento neurocirúrgico eficaz”, destaca o Dr. Ari.

Edição 02/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trânsito em mão dupla novamente na rua do Hospital São José

Inverno ‘de verdade’ faz sucesso na Região Serrana

Patrimônio do esporte, praça que homenageia Brian Santos pede socorro

Festival Gastronômico “BBQ” e show com cover do Cazuza neste sábado

Domingo é dia de Cultura de Raiz e de Feira do Rolo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE