Dez pessoas — nove trilheiros e um guia — foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros na noite de sábado (03) após ficarem presas durante a descida da Trilha do Escalavrado, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), em Teresópolis. O grupo começou a trilha pela manhã, mas um dos participantes se lesionou e precisou retornar sozinho. Sem notícias dos demais e com a temperatura em queda, ele acionou o quartel dos bombeiros por volta das 19h20.


Entre os integrantes do grupo havia um casal de idosos, e nenhum dos trilheiros portava lanternas ou agasalhos adequados para o frio e a escuridão. O trecho percorrido é conhecido por sua inclinação acentuada e risco elevado, especialmente à noite e com o solo úmido. Diante das informações repassadas pelo trilheiro que retornou, a equipe do 16º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), composta por militares especializados em salvamento em montanha, iniciou as buscas.
A corporação conseguiu contato com dois participantes e com o guia, que relataram dificuldades na descida e preocupação com as condições adversas. Outros dois guias locais também tentavam encontrar o grupo quando os bombeiros chegaram ao local. Por volta das 21h30, os trilheiros foram localizados e a operação de resgate foi iniciada com técnicas especializadas de segurança em montanha, incluindo uso de cordas, freios e rapel controlado.
Apesar de todos estarem conscientes e com capacidade de locomoção, a descida foi lenta e exigiu extremo cuidado devido à escuridão e ao terreno escorregadio. A operação durou mais de cinco horas e foi concluída com sucesso por volta da 1h da madrugada deste domingo (04). Após o resgate, os trilheiros receberam atendimento médico no local e foram liberados sem necessidade de hospitalização.

