Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Corpo de Bombeiros resgata trilheiros na Trilha do Escalavrado na Serra dos Órgãos

Grupo ficou preso na descida após lesão de um dos trilheiros; resgate durou mais de cinco horas e foi concluído durante a madrugada

Dez pessoas — nove trilheiros e um guia — foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros na noite de sábado (03) após ficarem presas durante a descida da Trilha do Escalavrado, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), em Teresópolis. O grupo começou a trilha pela manhã, mas um dos participantes se lesionou e precisou retornar sozinho. Sem notícias dos demais e com a temperatura em queda, ele acionou o quartel dos bombeiros por volta das 19h20.

Entre os integrantes do grupo havia um casal de idosos, e nenhum dos trilheiros portava lanternas ou agasalhos adequados para o frio e a escuridão. O trecho percorrido é conhecido por sua inclinação acentuada e risco elevado, especialmente à noite e com o solo úmido. Diante das informações repassadas pelo trilheiro que retornou, a equipe do 16º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), composta por militares especializados em salvamento em montanha, iniciou as buscas.

A corporação conseguiu contato com dois participantes e com o guia, que relataram dificuldades na descida e preocupação com as condições adversas. Outros dois guias locais também tentavam encontrar o grupo quando os bombeiros chegaram ao local. Por volta das 21h30, os trilheiros foram localizados e a operação de resgate foi iniciada com técnicas especializadas de segurança em montanha, incluindo uso de cordas, freios e rapel controlado.

Apesar de todos estarem conscientes e com capacidade de locomoção, a descida foi lenta e exigiu extremo cuidado devido à escuridão e ao terreno escorregadio. A operação durou mais de cinco horas e foi concluída com sucesso por volta da 1h da madrugada deste domingo (04). Após o resgate, os trilheiros receberam atendimento médico no local e foram liberados sem necessidade de hospitalização.

Apesar de todos estarem conscientes e com capacidade de locomoção, a descida foi lenta e exigiu extremo cuidado devido à escuridão e ao terreno escorregadio — Foto: Divulgação/CBMRJ
Edição 03/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cultura de Raiz: artistas populares homenageiam as mães e os povos ciganos

Corpo de Bombeiros resgata trilheiros na Trilha do Escalavrado na Serra dos Órgãos

Expositores e visitantes têm boas oportunidades de negócios na Feira do Rolo

Professor da Unifeso e equipe da Faeterj estarão no Mundial de Robótica

Parque Nacional sediará mais uma Abertura da Temporada de Montanhismo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE