Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Professor da Unifeso e equipe da Faeterj estarão no Mundial de Robótica

Grupo está entre as equipes brasileiras classificadas para a categoria Futebol de Robôs 2D

Uma excelente notícia para a comunidade acadêmica e tecnológica da região! A equipe do Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica (SIRLab) da Faeterj Petrópolis, que conta com a importante participação do professor Alberto Angonese, coordenador do curso de Ciência da Computação da Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), foi selecionada para participar da RoboCup Internacional. Este é um evento de grande prestígio no cenário da robótica autônoma. O grupo está entre as equipes brasileiras classificadas para a categoria Futebol de Robôs 2D, que será realizada entre os dias 15 e 21 de julho, em Salvador, Bahia.
Sob a liderança do professor Alberto Angonese, a equipe desenvolveu um sistema inovador que se destacou entre os avaliadores. De acordo com o estudante André Gualberto, capitão do time, o grande diferencial do projeto reside na criação de uma equação recursiva para a evolução de um trio de jogadores em campo, combinada com a aplicação de coordenadas polares na tomada de decisão dos agentes 2D. Essa combinação de abordagens permitiu a criação de estratégias adaptativas altamente eficientes, explorando ao máximo os recursos da inteligência artificial.
Além de André e do professor Angonese, a equipe é composta por Gabriel Thomaz. O trio representa o SIRLab, uma iniciativa da Faeterj Petrópolis dedicada à pesquisa e inovação em robótica inteligente, que agora conta com a valiosa expertise do professor da Unifeso.
A classificação da Faeterj Petrópolis para a RoboCup Internacional não apenas celebra o talento e a dedicação da equipe do SIRLab e do professor da Unifeso, como também reforça o papel de destaque que ambas as instituições vêm conquistando nas áreas de inovação e pesquisa tecnológica em nossa região. Além do Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica, a Faeterj Petrópolis possui o Laboratório de Computação Quântica e Inteligência Artificial, um centro de desenvolvimento focado na exploração de tecnologias emergentes com potencial para transformar diversas áreas. Juntos, esses laboratórios, com a colaboração da Unifeso, posicionam a Faeterj Petrópolis como uma referência nacional na fronteira da tecnologia.

Edição 03/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Encontro debate o futuro do esporte em Teresópolis

Cultura de Raiz: artistas populares homenageiam as mães e os povos ciganos

Corpo de Bombeiros resgata trilheiros na Trilha do Escalavrado na Serra dos Órgãos

Expositores e visitantes têm boas oportunidades de negócios na Feira do Rolo

Professor da Unifeso e equipe da Faeterj estarão no Mundial de Robótica

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE