Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Professor da Unifeso e equipe da Faeterj estarão no Mundial de Robótica

Grupo está entre as equipes brasileiras classificadas para a categoria Futebol de Robôs 2D

Uma excelente notícia para a comunidade acadêmica e tecnológica da região! A equipe do Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica (SIRLab) da Faeterj Petrópolis, que conta com a importante participação do professor Alberto Angonese, coordenador do curso de Ciência da Computação da Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), foi selecionada para participar da RoboCup Internacional. Este é um evento de grande prestígio no cenário da robótica autônoma. O grupo está entre as equipes brasileiras classificadas para a categoria Futebol de Robôs 2D, que será realizada entre os dias 15 e 21 de julho, em Salvador, Bahia.
Sob a liderança do professor Alberto Angonese, a equipe desenvolveu um sistema inovador que se destacou entre os avaliadores. De acordo com o estudante André Gualberto, capitão do time, o grande diferencial do projeto reside na criação de uma equação recursiva para a evolução de um trio de jogadores em campo, combinada com a aplicação de coordenadas polares na tomada de decisão dos agentes 2D. Essa combinação de abordagens permitiu a criação de estratégias adaptativas altamente eficientes, explorando ao máximo os recursos da inteligência artificial.
Além de André e do professor Angonese, a equipe é composta por Gabriel Thomaz. O trio representa o SIRLab, uma iniciativa da Faeterj Petrópolis dedicada à pesquisa e inovação em robótica inteligente, que agora conta com a valiosa expertise do professor da Unifeso.
A classificação da Faeterj Petrópolis para a RoboCup Internacional não apenas celebra o talento e a dedicação da equipe do SIRLab e do professor da Unifeso, como também reforça o papel de destaque que ambas as instituições vêm conquistando nas áreas de inovação e pesquisa tecnológica em nossa região. Além do Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica, a Faeterj Petrópolis possui o Laboratório de Computação Quântica e Inteligência Artificial, um centro de desenvolvimento focado na exploração de tecnologias emergentes com potencial para transformar diversas áreas. Juntos, esses laboratórios, com a colaboração da Unifeso, posicionam a Faeterj Petrópolis como uma referência nacional na fronteira da tecnologia.

Teresópolis 06/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

União, INSS e Prefeitura de Teresópolis encerram conflito histórico na Quinta do Lebrão

Segurança reforçada para as compras de fim de ano em Teresópolis

Teresopolitano morre lutando na guerra da Ucrânia

Programação do Natal Iluminado 2025 em Teresópolis

Mulheres protestam no Rio e pedem maior presença do Estado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE