Na charmosa paisagem do Hotel Fazenda Rio dos Frades, em meio às montanhas e ao verde da Serra, Teresópolis deu um importante passo para consolidar o turismo como vetor estratégico de desenvolvimento. Foi realizado nesta quarta-feira (07) o 1º Encontro de Trade Turístico de Teresópolis, uma iniciativa inédita que reuniu representantes de diversos segmentos ligados ao setor – como hotelaria, gastronomia, receptivos, comércio, guias e instituições públicas – para debater, trocar experiências e, principalmente, fortalecer conexões.
A abertura oficial do evento foi conduzida por André Muniz, Secretário Interino de Governo e Coordenação, que representou o prefeito Leonardo Vasconcellos. Em seu discurso, destacou o compromisso da gestão municipal com o setor. “O objetivo maior desse evento, com o trade todo reunido, é se conectar. A Prefeitura entende que é seu papel ser o elo mais forte dessa corrente, e reafirma que muito em breve o turismo será o principal vetor de desenvolvimento de Teresópolis”, afirmou Muniz, ao declarar o total apoio do governo municipal e da Secretaria de Turismo ao segmento.
Representando a Secretária de Turismo, Nina Benedito, o Subsecretário, Rafael Canto, também reforçou a importância da união entre os agentes turísticos. “Esse é o nosso primeiro encontro de trade turístico de Teresópolis, buscando a união dos profissionais – os protagonistas do turismo da nossa região – reunindo ideias para cada vez mais fomentar nosso turismo e o desenvolvimento econômico do município”, afirmou.

Dia cheio de atividades
Ao longo do dia, os participantes acompanharam uma programação diversa, que começou com um ‘welcome coffee’ seguido de palestras, dinâmicas e uma rodada de negócios. O ponto alto da manhã foi a palestra “Hospitalidade e Conexão”, ministrada por Lívia Bon, consultora do Sebrae, que provocou reflexões sobre o papel humano nas relações turísticas. “A conexão entre pessoas é o coração do turismo”, disse ela, abrindo espaço para um debate sobre empatia, colaboração e acolhimento.
A palestra foi seguida por uma dinâmica em grupo, conhecida como “teia do turismo”, que colocou os participantes em uma roda interativa para mostrar, de forma prática, como os diversos segmentos – hospedagem, alimentação, transporte, comércio, receptivo – são interdependentes.
Parceiros e parcerias
Cristina Andriolo, analista técnica do Sebrae, destacou o papel da instituição como facilitadora desse processo. “O Sebrae está à disposição para fazer visitas aos empreendimentos, trabalhar o turismo na cidade e fortalecer os pequenos negócios, com a ideia de reunir todos os segmentos que fazem o turismo acontecer”, afirmou Cristina.
Durante o Pitch do Trade, representantes de atrativos turísticos apresentaram suas experiências e serviços, mostrando a riqueza e diversidade das atividades disponíveis em Teresópolis – desde o turismo rural e gastronômico até o ecoturismo e experiências imersivas na natureza. Participaram iniciativas como Toca da Cigarra, Da Roça, O Café e Ecoplay.

Rodada de Negócios
A programação da tarde incluiu ainda uma Rodada de Negócios que colocou frente a frente empreendedores, operadores turísticos, representantes de entidades e instituições financeiras, promovendo parcerias e ampliando redes. A Coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae, Marisa Cardoso, destacou o crescimento do município nos últimos anos. “É muito bom ver como Teresópolis evoluiu turisticamente. Hoje é um dos melhores destinos do Estado, especialmente quando falamos em gastronomia e turismo de natureza.”
Guias turísticos, como Marcos Alfredo, também celebraram o momento: “É um evento muito importante pra gente. Mostra para o turista, e para nós, um crescimento enorme na conectividade dentro do setor”.
O clima ao final do encontro era de entusiasmo e expectativa. A troca de experiências entre os participantes, aliada à escuta ativa e à abertura para novas parcerias, mostrou que o turismo em Teresópolis tem muito mais força quando se constrói de forma coletiva.