Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Montanhas de Teresópolis ganha segundo livro

Publicação reúne imagens, ilustrações e informações sobre aves registradas na unidade de conservação

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis vai ganhar um segundo livro comemorativo: "AdmirAves – Aviflora do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis". O lançamento será no próximo sábado, 08, às 10h, na sede de Santa Rita. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente. A edição bilíngue reúne informações de 100 das 294 espécies de aves registradas na área de conservação ambiental, com imagens feitas por professores e egressos do Unifeso, além de fotógrafos renomados.
Os textos trazem aspectos biológicos, culturais e curiosidades sobre as aves, além de QR Codes em que é possível obter ainda mais informações. Entre os registros, estão várias espécies de Beija-flor, de Gavião e de Coruja, além do Tucano-de-bico-preto, do Tucano-de-bico-verde, Bacurau, Mãe-da-Lua e uma variedade colorida e encantadora de aves, de todo tipo de plumagem e tamanho.
No passado, o parque ganhou seu primeiro livro, o "Montanhas de Teresópolis – Parque Municipal 10 anos", que marcou uma década de existência desta que é considerada a maior unidade de conservação de proteção integral criada por um município fluminense. "A ideia de fazer um segundo livro surgiu quando ainda estávamos escrevendo o primeiro, afinal, o parque é um espaço ideal para a observação de aves", conta Verônica Albuquerque, reitora do Unifeso e autora do livro.
O livro conta com sete autores e com a colaboração do ornitólogo Jeffrey Podos, da Universidade de Massachusetts/EUA. A egressa do curso de Ciências Biológicas do Unifeso, Bárbara Dias, assina as ilustrações do livro e dos posters que estarão expostos no parque no dia do lançamento. "O primeiro capítulo da obra fala sobre a Mata Atlântica, o segundo sobre Teresópolis e o terceiro lista as aves, com fotos e textos a respeito de cada uma delas. Existem ainda capítulos com projeções futuras com foco no turismo de observação de aves e outros destinados à educação ambiental, onde ressaltamos que as aves silvestres não são pets, falamos sobre as árvores que são atratoras de aves, as estratégias para comedouros e selecionamos livros infantis que abordam o tema", diz Verônica.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 05/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Estudantes devem ficar atentos ao prazo para solicitar o cartão RioCard Escolar

Polícia Civil investiga envolvimento de vítimas de duplo homicídio em disputa entre facções

Parque aquático inflável continua no Le Canton

SPA Bonsucesso recebe serviço de pediatria 24h

IPTU 2025: Cota única paga até 28 de fevereiro tem 10% de desconto

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE