O Primeiro Fórum de Saúde Mental de Teresópolis, realizado na última quinta-feira (15) foi um grande sucesso e reuniu centenas de pessoas no Teatro Municipal. Com o tema ‘Desinstitucionalização e a Promoção da Saúde à Partir das Práticas Intersetoriais’, o evento contou com a participação de diversas autoridades, profissionais da área e usuários dos serviços de saúde mental.
Na parte da manhã, além da mesa de abertura, composta por autoridades como o Secretário Municipal de Saúde, Fábio Gallote; o Subsecretário Municipal de Atenção à Saúde, Dr. Ariel Hayasaki; a apoiadora da Região Serrana pela CES, Roberta Garcia; a Coordenadora da Divisão de Saúde Mental do Município de Teresópolis, Emanuelle Torres; e o usuário do CAPS Teresópolis, Arnaldo Gomes, o fórum apresentou a mesa “Desinstitucionalização e a promoção da saúde a partir de práticas intersetoriais”, na qual foram discutidos o papel da sociedade e do sistema de saúde na luta antimanicomial e os usuários presentes também puderam compartilhar seus relatos.
À tarde, foi realizada uma roda de conversa sobre os efeitos da desinstitucionalização nos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial, em que os profissionais compartilharam suas experiências coletivas e individuais. Durante todo o evento, obras de arte produzidas por usuários do CAPS Teresópolis e do CAPS Guapimirim ficaram expostas, e algumas puderam ser adquiridas pelos presentes.
