Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Montanhista teresopolitano guia trilhas na Patagônia

Entrevistado no Mochileiro Podcast, Maicon Rocha fala roteiros na cobiçada região

Quem vive a essência do montanhismo e escalada, ou está sempre procurando novas ‘aventuras’ em cantos icônicos do mundo, com certeza já olhou para um ponto específico do mapa da América do Sul: a Patagônia. Localizada entre Argentina e Chile, essa região é recheada de imponentes montanhas, lagoas com água de degelo e centenas de roteiros de trilha e escalada – e ainda ‘cantinhos’ apenas para quem quiser parar e contemplar uma beleza natural diferente mesmo sem acessar as rotas de montanha. Para falar sobre tamanha riqueza, o Mochileiro Podcast, apresentado por Marcello Medeiros na Diário TV, conversou com o guia teresopolitano Maicon Rocha, do Ser Aventureiro, que nos últimos anos realizou algumas excursões para essa região.
Com longa experiência na Serra dos Órgãos e Três Picos, Maicon colocou em prática a ideia de juntar a profissão com a paixão e organizou uma excursão para a Patagônia. O conhecimento profissional permitiu guiar o grupo com segurança, conhecer alguns roteiros e já planejar o retorno ao extremo da América do Sul. No lado Argentino, esteve em El Chaltén, Laguna Torre, Laguna Los Três e fez a inóspita Volta do Hemul, entre outros roteiros. No Chileno, os clássicos Torres del Paine e Circuitos O e W não poderiam faltar. “São muitas opções, tanto para quem já experiente em trekking, que gosta de longas travessias, quanto para quem não está acostumado. Por isso, além da beleza, logicamente, a Patagônia é procurada por tanta gente”, pontuou Rocha.
Além de comentar um pouco sobre os principais caminhos percorridos nos parques patagônicos, Maicon falou sobre logística de viagem, deslocamento e preparação física. Afinal, para quem quiser encarar os mais de 80 quilômetros da Volta do Hemul, por exemplo, precisa ter disposição para encarar quatro dias seguidos de caminhada em terreno e condições nada amistosos. Quem pesquisou sobre Patagônia, com certeza já ouviu falar sobre a temida ventania da região.

Com longa experiência na Serra dos Órgãos e Três Picos, Maicon colocou em prática a ideia de juntar a profissão com a paixão e organizou uma excursão para a Patagônia. Foto: Ser Aventureiro

Origem do nome
O nome Patagônia vem da palavra patagão, usada usado pelo explorador Fernão de Magalhães em 1520 para descrever o povo nativo que sua expedição acreditou serem gigantes ao se deparar com pegadas enormes, bem maiores do que a população média conhecida por ele. Acredita-se que os patagones seriam os tehuelches, que tinham uma altura média de 180 centímetros, em comparação com os 168 cm de média dos europeus daquela época.

Onde assistir
A primeira exibição ocorre na segunda-feira (19), às 20h, na programação da Diário TV (Canal 4 do sistema Speed Fiber) ou no canal da emissora no You Tube, onde também estão disponibilizados os episódios anteriores, da primeira e segunda temporadas. Na tevê, posteriormente ocorrem exibições em horários e dias aleatórios. O Mochileiro Podcast apresenta temas relacionados ao montanhismo e escalada, ciclismo, turismo e conservação ambiental – ou seja, áreas que têm muito a ver com a nossa bela Teresópolis.

Tags

Compartilhe:

Edição 17/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ampliação da rodovia BR-116 em áreas ocupadas gera discussão e preocupação

Fim de semana com muitos eventos em Teresópolis

Ancelotti na Seleção pode mostrar Teresópolis para o mundo

Montanhista teresopolitano guia trilhas na Patagônia

Primeiro Fórum da Saúde Mental de Teresópolis lota o Teatro Municipal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE