Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil e Bombeiros debatem ações de atendimento no período de chuvas fortes

Evento foi sediado na ALERJ e contou com a presença de várias autoridades e a realização de importantes palestras

Foi realizada no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) a apresentação de um painel com o tema ‘As ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ), juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e o Departamento de Recursos Minerais (DRM), no período de chuvas do ano de 2024 e 2025, em todo o território fluminense’.
O evento foi promovido em parceria com a Comissão de Defesa Civil daquela Casa Legislativa, e contou com a presença de diversas autoridades palestrantes, como o Presidente da Comissão, Deputado Estadual TH Jóias, o Subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Lauro Botto, o Presidente do DRM, Dr. Luiz Cláudio Magalhães, o Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região Serrana (CIMSERRA), Leonardo Charles, o Diretor do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil, tenente coronel Basques, e o ex Superintendente Operacional da SEDEC, o coronel BM R/R Souza Filho, além da presença de outras autoridades e de membros de 32 municípios do estado.
“Representando um marco na história da ALERJ e da sua Comissão de Defesa Civil, a apresentação desse Painel teve uma importância significativa na construção de um Rio de Janeiro mais forte, resiliente e preparado, sempre pronto para salvaguardar vidas e bens”, destaca o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

Curso com cães
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou do 1º Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). O Capitão William José Pellerano e o Cabo Jean Gonçalves dos Santos, ambos do canil da CBMERJ, atuaram como instrutores do curso e ministraram disciplinas fundamentais para a formação de cinotécnicos. Entre os temas abordados, Princípios de Busca Urbana, Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Comportamento Canino, Adestramento e Busca Rural.
Durante a capacitação, o cão de busca Hope, também do canil da Corporação, foi empregado nas atividades práticas, atuando em simulações de adestramento e busca urbana — sua primeira missão operacional fora do Rio de Janeiro. A proposta pedagógica foi construída para desenvolver duplas com elevado desempenho técnico e emocional, ampliando a capacidade de resposta da corporação em missões de busca e salvamento.
Além dos militares do Rio de Janeiro, o curso contou com a presença de bombeiros do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, promovendo a integração entre corporações. O aperfeiçoamento do serviço com cães de resgate desempenha papel vital em operações de busca em matas, áreas urbanas e em cenários de desastres.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 29/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Abertura do Natal Iluminado marca início das celebrações em Teresópolis

Economia: Teresópolis é o quarto município mais influente do estado

Mercado imobiliário de Teresópolis também vira alvo de golpistas no ‘marketplace’

Alterações do trânsito de Teresópolis para corridas neste domingo

Polícia fiscaliza condomínio em Itaipava após denúncia de desmatamento

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE