Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil e Bombeiros debatem ações de atendimento no período de chuvas fortes

Evento foi sediado na ALERJ e contou com a presença de várias autoridades e a realização de importantes palestras

Foi realizada no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) a apresentação de um painel com o tema ‘As ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ), juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e o Departamento de Recursos Minerais (DRM), no período de chuvas do ano de 2024 e 2025, em todo o território fluminense’.
O evento foi promovido em parceria com a Comissão de Defesa Civil daquela Casa Legislativa, e contou com a presença de diversas autoridades palestrantes, como o Presidente da Comissão, Deputado Estadual TH Jóias, o Subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Lauro Botto, o Presidente do DRM, Dr. Luiz Cláudio Magalhães, o Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região Serrana (CIMSERRA), Leonardo Charles, o Diretor do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil, tenente coronel Basques, e o ex Superintendente Operacional da SEDEC, o coronel BM R/R Souza Filho, além da presença de outras autoridades e de membros de 32 municípios do estado.
“Representando um marco na história da ALERJ e da sua Comissão de Defesa Civil, a apresentação desse Painel teve uma importância significativa na construção de um Rio de Janeiro mais forte, resiliente e preparado, sempre pronto para salvaguardar vidas e bens”, destaca o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

Curso com cães
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou do 1º Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). O Capitão William José Pellerano e o Cabo Jean Gonçalves dos Santos, ambos do canil da CBMERJ, atuaram como instrutores do curso e ministraram disciplinas fundamentais para a formação de cinotécnicos. Entre os temas abordados, Princípios de Busca Urbana, Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Comportamento Canino, Adestramento e Busca Rural.
Durante a capacitação, o cão de busca Hope, também do canil da Corporação, foi empregado nas atividades práticas, atuando em simulações de adestramento e busca urbana — sua primeira missão operacional fora do Rio de Janeiro. A proposta pedagógica foi construída para desenvolver duplas com elevado desempenho técnico e emocional, ampliando a capacidade de resposta da corporação em missões de busca e salvamento.
Além dos militares do Rio de Janeiro, o curso contou com a presença de bombeiros do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, promovendo a integração entre corporações. O aperfeiçoamento do serviço com cães de resgate desempenha papel vital em operações de busca em matas, áreas urbanas e em cenários de desastres.

Tags

Compartilhe:

Edição 22/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

IFRJ inicia atividades em Teresópolis com cursos gratuitos e seleção de bolsistas

Ladrões praticam furtos na Praça Olímpica e ônibus em Teresópolis

Leonardo pode ser último prefeito com direito a reeleição e ficar seis anos se conseguir voltar ao governo em 2028

Flow Residencial: Gênesis apresenta empreendimento inédito em Teresópolis

Defesa Civil e Bombeiros debatem ações de atendimento no período de chuvas fortes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE