Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Turismo: Teresópolis marca presença em evento da Embratur

Município representado na apresentação do Plano Brasis - Plano Internacional de Marketing Turístico

Teresópolis marcou presença, nesta quarta-feira (21), no lançamento do Plano Brasis, nova estratégia internacional de marketing turístico da Embratur em parceria com o Sebrae. Realizado na sede do Sebrae, no Centro do Rio de Janeiro, o evento reuniu representantes de destinos turísticos de todo o estado do Rio para apresentar as diretrizes que vão guiar a promoção do Brasil no exterior, com foco em experiências autênticas, sustentáveis e conectadas à diversidade cultural nacional.
O encontro contou com palestras de nomes-chave da Embratur: Bruno Reis, diretor de Marketing e especialista em marketing turístico; Ana Paula Jacques, gerente de Projetos Estruturantes; e Carolina Stolf, coordenadora de Mercados Internacionais. Juntos, apresentaram os pilares do Plano Brasis e as estratégias de inserção do Brasil no mercado global, destacando a importância da diversidade regional como ativo competitivo.
Para o subsecretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Félix, a cooperação entre os municípios fluminenses fortalece o posicionamento do estado como destino internacional: “Quando o Rio de Janeiro cresce no turismo, o Brasil cresce junto.”
A proposta do Plano Brasis é ousada e necessária: reposicionar o Brasil no mercado internacional, promovendo experiências autênticas, sustentáveis e descentralizadas, com foco no fortalecimento de destinos que preservam sua identidade e vocação cultural. E Teresópolis, com seus atrativos naturais, rica gastronomia, cultura montanhosa e hospitalidade, foi reconhecida como um dos destinos com alto potencial para se destacar nesse novo cenário global.
Para a secretária de Turismo, Nina Benedito, essa participação ativa é essencial para posicionar Teresópolis entre os destinos brasileiros prontos para dialogar com o mundo: “Eventos como o lançamento do Plano Brasis são oportunidades valiosas para mostrar o que temos de melhor, construir conexões e alinhar nossa identidade local com as tendências do turismo global. Teresópolis tem potencial e está pronta para dar esse salto.”

Teresópolis no radar do turismo internacional
A participação da cidade no evento não foi apenas protocolar — foi estratégica e visionária. A convite do Sebrae, a secretária de turismo, Nina Benedito, esteve presente na reunião com rodadas de diálogo com representantes da Embratur, Sebrae e outros destinos brasileiros. O objetivo: consolidar Teresópolis como uma marca desejada no turismo internacional, com experiências formatadas para o visitante estrangeiro.
Segundo Marisa Cardoso, Coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae, “A participação de Teresópolis foi fundamental! Teresópolis hoje tem produtos maravilhosos que podem ser formatados pra promoção internacional. Então, a participação de Teresópolis é muito importante junto com demais regiões e secretarias pra que juntos a gente possa realmente construir um produto de oferta internacional.”

Como transformar momentos em tendência
Durante o evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância de criar sinergia entre os diversos atores do turismo nacional: “Pra um momento virar uma tendência, virar política pública, isso precisa ser sólido. A gente precisa falar a mesma língua. O Brasis é essa conectividade que tem que se transformar em uma mesma mensagem, e o trade precisa estar junto.”
Teresópolis, que já vem trabalhando fortemente na profissionalização do setor e no fortalecimento de produtos turísticos como o ecoturismo, o turismo rural, de aventura e de experiência, vê no Plano Brasis uma oportunidade para expandir fronteiras e atrair o turista global, que busca justamente vivências únicas e com propósito.

Brasis: diversidade que se conecta
O Plano Brasis reúne mais de 100 experiências turísticas de base comunitária e sustentável em 61 municípios brasileiros. A plataforma digital Feel Brasil, lançada no mesmo contexto, trará essas experiências traduzidas para mais de seis idiomas, com fotos e vídeos profissionais, facilitando o acesso de turistas estrangeiros ao Brasil real, diverso e surpreendente.
Teresópolis se posiciona para integrar esse portfólio com experiências que refletem sua identidade: trilhas pela Mata Atlântica, cafés coloniais nas montanhas, cultura rural de raiz, roteiros de cervejarias artesanais, vivências em agroecologia, gastronomia afetiva, entre outros.


Teresópolis 06/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

União, INSS e Prefeitura de Teresópolis encerram conflito histórico na Quinta do Lebrão

Segurança reforçada para as compras de fim de ano em Teresópolis

Teresopolitano morre lutando na guerra da Ucrânia

Programação do Natal Iluminado 2025 em Teresópolis

Mulheres protestam no Rio e pedem maior presença do Estado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE