O proprietário de um mercadinho na localidade de Água Quente, no Segundo Distrito de Teresópolis, foi autuado pelo crime de furto de energia elétrica, popularmente conhecido como ‘gato’. Uma equipe da concessionária Enel estava em operação na região, identificou a situação delituosa e acionou a perícia da Polícia Civil para realização do laudo confirmando a alteração não permitida para evitar o pagamento pelo serviço. O comerciante foi encontrado em um galpão próximo, comunicado sobre o flagrante e encaminhado para a 110ª Delegacia de Polícia.
Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, está colocando a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Corte de luz termina na DP
Duas mulheres, mãe e filha, estiveram na 110ª Delegacia de Polícia para denunciar uma familiar por exercício arbitrário das próprias razões. Segundo está sendo apurado, elas passaram a ocupar imóveis da família, que estão em inventário, e a ‘prima’ não teria aceitado, acreditando ter direito a eles, e cortado a energia dos imóveis.