Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inea realiza capacitação para prevenção e combate a incêndios florestais em Petrópolis

Mais de 40 voluntários recebem treinamento prático com técnicos 

Com o objetivo de prevenir e reduzir impactos de incêndios florestais durante o período de estiagem, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio do Instituto Estadual do Ambiente, realizou esta semana o curso de capacitação em Prevenção e Defesa Florestal. A ação tem como objetivo preparar a sociedade civil para atuar no apoio ao combate e prevenção de incêndios florestais, promovendo a proteção dos recursos naturais e o fortalecimento da consciência ambiental. A capacitação, organizada pela  Gerência de Guarda-Parques (Ggpar) e pela Reserva Biológica de Araras (Rebio Araras), foi realizada em Petrópolis, e contou com a participação de mais 40 pessoas, entre os quais funcionários de condomínios, empresas e moradores da região.

– Estamos entrando no período de estiagem com todos os esforços empenhados para a prevenção aos incêndios florestais. Esta iniciativa mobiliza a sociedade civil e soma as demais ações que estão em andamento. Fortalecemos a equipe de guarda parques, com 145 novos integrantes que foram treinados para o combate a incêndio; temos hoje um efetivo de mais de 300 guarda parques preparados para atuar e infraestrutura para resposta. Iniciamos esta semana o programa Fumaça Zero, que tem foco na conscientização da população. Nosso objetivo é reduzir os incêndios florestais – assinala o secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. 

Os participantes do curso receberam orientações teóricas e práticas sobre como agir de forma segura e eficiente em situações de risco, tornando-se aliados importantes na preservação das áreas florestais da região.

No primeiro dia, os participantes receberam conteúdo teórico, com foco em primeiros socorros e combate a incêndios florestais. No segundo dia o grupo participou de aula prática, colocando em ação os conhecimentos adquiridos, por meio de situações simuladas e técnicas de combate a incêndios florestais.

– A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a sustentabilidade e a valorização da participação comunitária na defesa do Meio Ambiente, ampliando a rede de prevenção e resposta a incêndios florestais em todo o território – destaca o chefe da Gerência de Guarda-Parques, Djalma Januzzi.

– Solicitamos este curso, pois a capacitação é uma oportunidade valiosa para formarmos agentes conscientes,  fortalecer a rede de proteção ambiental da nossa região e preparar cidadãos para agir com responsabilidade e segurança diante de situações de risco – frisa o chefe da Rebio Araras, Rômulo Troyack.

Teresópolis 24/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bombeiros de Teresópolis apoiam operação de resgate após desabamento em Duque de Caxias

Parque público do Golf será construído às margens do Paquequer

Montanhistas organizam ‘vaquinha’ para ajudar Lilia Montanha

Hotéis e pousadas de Teresópolis batem recorde histórico de faturamento em 2025

Le Canton oferece opção de day use especial de férias com lazer completo em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE