Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Unidade Cardiointensiva do HCTCO recebe o selo “UTI Eficiente”

Hospital de Teresópolis entra para a lista do seleto grupo em destaque nesse setor

Pela primeira vez, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) entrou para o seleto grupo de unidades hospitalares do país que receberam o selo “UTI Eficiente”, que reconhece a qualidade do serviço prestado na Unidade Cardiointensiva (UCI). A entrega ocorreu na última terça-feira (20), com a presença de membros da Direção do hospital e equipe médica.
Emitido pela Epimed Solutions – empresa especializada na gestão de informações que melhoram a eficiência no atendimento e segurança do paciente – em conjunto com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), a entrega posiciona o HCTCO entre as 292 unidades certificadas em um total de 1.800 hospitais elegíveis de todo o Brasil.
De acordo com a diretora do HCTCO, Dra. Rosane Rodrigues Costa, essa entrega contribuiu para que a qualidade do hospital seja melhor identificada tanto pela população quanto pelas operadoras de saúde. “Foi um propósito de toda nossa equipe receber o selo de eficiência da UTI. E esse resultado não é construído sozinho porque, na realidade, é todo um trabalho de equipe que nos faz alcançar esses indicadores de qualidade”, disse.
Esses indicadores de qualidade são rigorosos e gerados automaticamente por algoritmos do sistema sem a interferência humana durante as análises. A avaliação tomou por medida todo o ano de 2024 e não apenas dias específicos de atendimento e serviços. Os critérios definidos para a emissão do selo foram: Taxa de Mortalidade Padronizada e Taxa de Utilização de Recursos Padronizada.
Durante a cerimônia de entrega do selo, o coordenador da UCI, Dr. Rodrigo dos Santos Bottino, explicou todo o processo de avaliação destes indicadores e os principais reflexos na leitura desses dados para a gerência hospitalar e, consequentemente, para o tratamento dos pacientes internados. Para ele, a entrega evidencia a otimização de recursos feita pela UCI. Ou seja, o emprego da tecnologia de forma responsável otimizando os gastos e a eficiência. “Nós trabalhamos duro com toda a equipe para alcançar a melhor performance possível, mantendo sempre a humanização do cuidado, o carinho com os pacientes, a gestão de custos para não haver desperdícios, e ainda a análise dos indicadores que recebemos”, contou.
O HCTCO recebeu o selo de eficiência em abril de 2025. A entrega da certificação aconteceu no auditório do hospital pelas mãos da Diretora Comercial Nacional da Epimed Solutions, Maíra Freire, e pelo Gerente Comercial, Jan Pierri Silva. “Essa conquista nos estimula a melhorarmos cada vez mais na busca por um hospital de qualidade. Parabenizo a todos pelo resultado obtido e por passar à população de Teresópolis esse diferencial de qualidade que temos aqui”, declarou o Dr. Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor-Geral da Feso.

A entrega ocorreu na última terça-feira (20), com a presença de membros da Direção do hospital e equipe médica. Foto: Unifeso Divulgação
Edição 15/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis marca presença no 7º Congresso Estadual de Turismo

Sine Teresópolis divulga 227 vagas de emprego

Balão foi causador de incêndio em área vizinha ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Teresópolis: Exames laboratoriais serão realizados em postos de saúde

16º GBM: Subtenente do quartel de Teresópolis brilha nos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE