Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Unidade Cardiointensiva do HCTCO recebe o selo “UTI Eficiente”

Hospital de Teresópolis entra para a lista do seleto grupo em destaque nesse setor

Pela primeira vez, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) entrou para o seleto grupo de unidades hospitalares do país que receberam o selo “UTI Eficiente”, que reconhece a qualidade do serviço prestado na Unidade Cardiointensiva (UCI). A entrega ocorreu na última terça-feira (20), com a presença de membros da Direção do hospital e equipe médica.
Emitido pela Epimed Solutions – empresa especializada na gestão de informações que melhoram a eficiência no atendimento e segurança do paciente – em conjunto com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), a entrega posiciona o HCTCO entre as 292 unidades certificadas em um total de 1.800 hospitais elegíveis de todo o Brasil.
De acordo com a diretora do HCTCO, Dra. Rosane Rodrigues Costa, essa entrega contribuiu para que a qualidade do hospital seja melhor identificada tanto pela população quanto pelas operadoras de saúde. “Foi um propósito de toda nossa equipe receber o selo de eficiência da UTI. E esse resultado não é construído sozinho porque, na realidade, é todo um trabalho de equipe que nos faz alcançar esses indicadores de qualidade”, disse.
Esses indicadores de qualidade são rigorosos e gerados automaticamente por algoritmos do sistema sem a interferência humana durante as análises. A avaliação tomou por medida todo o ano de 2024 e não apenas dias específicos de atendimento e serviços. Os critérios definidos para a emissão do selo foram: Taxa de Mortalidade Padronizada e Taxa de Utilização de Recursos Padronizada.
Durante a cerimônia de entrega do selo, o coordenador da UCI, Dr. Rodrigo dos Santos Bottino, explicou todo o processo de avaliação destes indicadores e os principais reflexos na leitura desses dados para a gerência hospitalar e, consequentemente, para o tratamento dos pacientes internados. Para ele, a entrega evidencia a otimização de recursos feita pela UCI. Ou seja, o emprego da tecnologia de forma responsável otimizando os gastos e a eficiência. “Nós trabalhamos duro com toda a equipe para alcançar a melhor performance possível, mantendo sempre a humanização do cuidado, o carinho com os pacientes, a gestão de custos para não haver desperdícios, e ainda a análise dos indicadores que recebemos”, contou.
O HCTCO recebeu o selo de eficiência em abril de 2025. A entrega da certificação aconteceu no auditório do hospital pelas mãos da Diretora Comercial Nacional da Epimed Solutions, Maíra Freire, e pelo Gerente Comercial, Jan Pierri Silva. “Essa conquista nos estimula a melhorarmos cada vez mais na busca por um hospital de qualidade. Parabenizo a todos pelo resultado obtido e por passar à população de Teresópolis esse diferencial de qualidade que temos aqui”, declarou o Dr. Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor-Geral da Feso.

A entrega ocorreu na última terça-feira (20), com a presença de membros da Direção do hospital e equipe médica. Foto: Unifeso Divulgação
Edição 24/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

GCM: 22 motoristas autuados por transporte irregular de passageiros em Teresópolis

Unidade Cardiointensiva do HCTCO recebe o selo “UTI Eficiente”

Festival Gastronômico “BBQ” e show com banda cover do Bon Jovi neste sábado

Prefeitura confirma sexta edição do ‘Domingão Zera Fila’

A uma semana do fim do prazo, um terço dos brasileiros não declarou IR

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE