Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Estadual dos Três Picos celebra 23 anos

Unidade de conservação ambiental é uma das maiores do estado e mantém sede em Teresópolis

Em comemoração ao seu 23º aniversário, o Parque Estadual dos Três Picos promoveu, nesta quinta-feira (05), uma ampla programação de educação ambiental no Núcleo Jequitibá, em Boca do Mato, distrito de Cachoeiras de Macacu. O evento, que também marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, reuniu instituições, projetos socioambientais e representantes do poder público em uma grande feira de conscientização e atividades práticas. O PETP é a maior unidade de conservação ambiental administrada pelo governo estadual, estando presente ainda em Teresópolis, Nova Friburgo e Silva Jardim.
A Secretaria de Turismo de Teresópolis participou da celebração realizada em Cachoeiras de Macacu a convite do Conselho Consultivo do PETP, do qual é membro ativo. Representando o município, estiveram presentes o Subsecretário Rafael Canto e a Gestora Ambiental Bruna Maia. Com foco em conservação, sustentabilidade e sensibilização ambiental, o evento ofereceu uma série de exposições interativas e oficinas educativas. Entre os destaques estavam a “Oficina de Observação de Aves”, promovida pela UERJ/FFP, e ações desenvolvidas por instituições como Fiocruz, Embrapa, Instituto Vital Brazil, Museu Nacional/UFRJ e o Projeto Guapiaçu. Temas como poluição, mudanças climáticas, coleta seletiva e preservação da biodiversidade foram abordados de forma lúdica e informativa. “A participação do setor do turismo em eventos como esse é fundamental para fortalecer a integração entre turismo e meio ambiente. O turismo sustentável só é possível quando caminhamos lado a lado com a conservação, promovendo experiências que valorizam e respeitam nossos ecossistemas”, destacou Bruna.
A gestora do parque, Maria Alice Picoli, anfitriã da comemoração, reforçou a importância da união entre instituições públicas, sociedade civil e pesquisadores na construção de políticas de proteção e valorização do território. Com mais de 65 mil hectares, o PETP é a maior unidade de conservação estadual do Rio de Janeiro e abriga uma das mais importantes áreas de Mata Atlântica do país. Eventos como esse reforçam seu papel estratégico na promoção da educação ambiental e no incentivo ao turismo consciente.

Subsecretário de Turismo, Rafael Canto e Maria Alice Picoli, gestora ambiental do Parque Estadual dos Três Picos – PETP. Foto: AsComPMT
Edição 29/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ônibus: mais seis coletivos novos nas frotas da Dedo de Deus e 1º de Março

Avança projeto de criação de parque urbano anexo ao Horto Municipal de Teresópolis

Guarda Municipal prende ladrão após invasão em loja na Várzea

Governo do Estado anuncia mais de 2,5 mil vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz

Após 50 anos, onça-pintada é registrada nas matas de Valença, no Rio

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE