Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teatro Feso sediará o 1º Colóquio de Mediação de Conflitos Culturais

Evento será realizado no próximo dia e também marcará o lançamento da Academia da Cultura Popular

O Teatro Feso receberá, no próximo dia 26, um encontro inédito: o 1º Colóquio de Mediação de Conflitos Culturais em Teresópolis. O evento marcará o lançamento oficial da Academia da Cultura Popular, uma iniciativa do Coletivo AMARte em parceria com a instituição. O encontro será realizado a partir das 18h, e terá como objetivo promover o diálogo sobre os conflitos culturais no espaço público, nas tradições religiosas e também nas políticas públicas de cultura; a partir de uma perspectiva territorial e colaborativa. A programação contará com especialistas, pesquisadores, representantes de coletivos culturais e gestores de cultura. O 1º Colóquio de Mediação de Conflitos Culturais em Teresópolis foi idealizado em parceria com o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) do Ministério da Cultura (MinC).

Palestras
Entre os convidados estão nomes como o sociólogo e cientista político, Dr. Helvio Peclat, que abordará o espaço público como lugar de disputa e criação cultural à luz do pensamento de Hannah Arendt; a Dra. Lilian Duarte Costa, com uma reflexão sobre as tensões entre agentes de cultura religiosa; e a Dra. Camilla Moreira, que discute a mediação em políticas públicas e a inclusão de todos os elos da cadeia cultural.
Haverá ainda uma apresentação sobre os desafios e caminhos para a mediação cultural na Região Serrana, realizada pela jornalista Janice Caetano, membro do Instituto Caminho da Roça e também integrante do PNCC. Mediado pelo jornalista representante do Escritório do MinC no Rio de Janeiro, Eduardo Nascimento, o evento terá apresentações da cultura popular de Teresópolis, como o Coral 50+ do Centro Cultural Feso Pro Arte, dentre outras atrações.

Desenvolvimento cultural
A Academia da Cultura Popular será um polo permanente do desenvolvimento cultural, a partir do investimento na formação, criação e articulação das manifestações populares brasileiras, como o carnaval, samba de roda, forró e folclore. Com estrutura para oficinas, gravações, ensaios e exposições, o espaço busca profissionalizar e gerar renda para mestres, blocos, artistas e coletivos locais, através de uma gestão colaborativa entre a Pro Arte e o Coletivo AMArte.

Edição 13/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Alunos da Estácio de Teresópolis participam de congresso internacional em Brasília

Carro é furtado próximo ao terminal rodoviário da Várzea

Rio de Janeiro terá cadastro público para bloqueio de ligações de telemarketing

Apreensão de drogas em área de tráfico na Quinta Lebrão

Campeonato Teresopolitano FOX de Jiu-Jitsu movimenta o Ginásio Pedrão em sua 4ª edição

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE