Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Católicos celebram o Corpus Christi em Teresópolis

Missa principal, na Matriz de Santa Teresa, foi conduzida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella

Marcello Medeiros

As Paróquias do Decanato Santa Teresa em Teresópolis, celebraram a festa de Corpus Christi, na manhã desta quinta-feira (19), com a presença do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado. Um grande número de fiéis compareceu à Santa Missa, celebrada na praça em frente à Igreja Santa Teresa, com a presença da maioria dos padres do Decanato e do povo, que após a celebração saíram em procissão pelo centro de Teresópolis. Na solenidade de Corpus Christi é relembrada e ressaltada a instituição do sacramento da Eucaristia, a presença de Cristo no pão e no vinho. Esta comemoração ocorre 60 dias após o Domingo de Páscoa, na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, e tem como objetivo reafirmar a fé dos fiéis na presença viva de Cristo no Santíssimo Sacramento. “Corpus Christi é a festa em que nós celebramos o corpo, sangue, alma e divindade de nosso Senhor Jesus Cristo, instituído na ceia, quando Jesus reúne os apóstolos e diz: ‘este é o meu corpo, este é o meu sangue. Fazei isto em minha memória’. A prefiguração do Antigo Testamento com atualização em Cristo Jesus”, explicou o pároco da Igreja Matriz de Santa Teresa em Teresópolis, Padre Jorge Medeiros, 

Em sua homilia, o bispo diocesano ressaltou a beleza do encontro com todos o povo, comentando que ele tem o privilégio de estar no melhor local, pois pode ver a beleza de uma igreja formada pelo povo de Deus. Falando sobre o mistério da Eucaristia, Dom Joel afirmou que “o mistério de hoje nos torna ainda mais irmãos e irmãs”. O bispo diocesano lembrou que na quinta-feira celebramos a instituição da Eucaristia, quando Jesus diz “não é mais a antiga aliança, mas é a nova e eterna aliança do corpo e sangue dele, Jesus, para toda a humanidade”. Além da procissão, que teve apoio da Guarda Civil Municipal realizando a interdição de vias públicas, também foram montados os tradicionais tapetes de sal e serragem.

A tradição dos tapetes
No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui a partir da influência dos portugueses, como a produção dos tapetes de Corpus Christi, uma prática comum em muitas partes do país e que representam símbolos e cenas importantes da fé católica, como alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice. Os tapetes são confeccionados com diferentes produtos, como sal, serragem, borra de café, areia, entre outros. A prática consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passa. Devido à pandemia, a tradicional festa da igreja católica para adorar e exaltar Jesus na Eucaristia teve programação improvisada em Teresópolis, sem a tradicional procissão. Uma das principais paróquias do município, a Matriz de Santa Teresa, na Várzea, teve tapetes construídos por voluntários da comunidade nas primeiras horas da manhã e missas, com público reduzido e colocação de cadeiras no lado externo do templo religioso.

Teresópolis 10/03/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Estado anuncia reforço no efetivo do programa Segurança Presente

Câmara prevê chamamento público para nova concessão dos trens da Feirinha do Alto

Meio Ambiente restringe acesso de veículos e descarte de lixo no Fischer

Carro cai dentro de rio no bairro de Fátima

“Gato” para furtar água causa rompimento de rede e desmoronamento no Jardim Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE