Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bacellar sanciona lei que dispensa pagamento antecipado de taxa judiciária em cobrança de honorários

Nova medida vale para honorários contratuais ou sucumbenciais, e abrange todas as fases do processo no âmbito da Justiça Estadual

O governador em exercício Rodrigo Bacellar sancionou, nesta segunda-feira (23), a Lei 10.816/2025, publicada em edição extra do Diário Oficial, que dispensa o pagamento antecipado da taxa judiciária por advogados regularmente inscritos na OAB-RJ e que entrarem com ações de cobrança ou execução de honorários, no âmbito da Justiça Estadual. A sanção da nova lei foi acompanhada pela presidente da Ordem, Ana Tereza Basílio; além do secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, e do secretário de Governo, André Moura.
“Tive a oportunidade de presidir a votação desse projeto na Alerj, e agora de sancioná-lo como governador em exercício. O pagamento da taxa judiciária para o ajuizamento dessas ações impõe ônus excessivo aos profissionais, especialmente àqueles em início de carreira, dificultando o acesso à Justiça e a efetivação de seus direitos. A sanção dessa medida é uma defesa dos direitos dos advogados e advogadas”, destacou Bacellar.
A nova lei é oriunda do Projeto de Lei 5.512/25, que foi aprovado na Alerj no dia 10 de junho. A medida vale para honorários contratuais ou sucumbenciais, e abrange todas as fases do processo, inclusive recursos e incidentes processuais. Ainda de acordo com o texto da norma, é permitido que o pagamento da taxa seja realizado apenas ao final da ação, poupando o profissional do desembolso imediato. A dispensa não impede a condenação da parte vencida ao pagamento da taxa judiciária e das despesas processuais.

Sancionada a Lei 10.816/2025, que dispensa o pagamento antecipado da taxa judiciária por advogados regularmente inscritos na OAB-RJ e que entrarem com ações de cobrança ou execução de honorários, no âmbito da Justiça Estadual. Foto: Rafael Campos


“É um dia histórico para a advocacia. Estamos nos sentindo muito prestigiados e valorizados, a advocacia precisa dessas medidas, sobretudo no interior, onde muitas vezes os profissionais são afetados por falta de recursos. Esse é um grande incentivo para nós, uma verdadeira conquista”, celebrou a presidente da OAB, Ana Tereza Basílio. Também participaram da reunião o procurador da Alerj, Robson Maciel; além de representantes da OAB.


Tags

Compartilhe:

Teresópolis 13/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Traficantes foragidos de Teresópolis são presos na Região dos Lagos

Caso envolvendo trenzinhos na Feirinha do Alto ganha repercussão nacional mais uma vez

Saúde: prefeito diz que não faltarão leitos após novo contrato com o HCTCO

Redes elétrica e de internet destruídas por incêndio na Várzea

Faetec Teresópolis abre inscrições online para mais de 15 cursos gratuitos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE