Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Rede Municipal reúne 700 pessoas para discutir a Educação Inclusiva

Cuidadores e equipes diretivas das unidades de ensino participaram de eventos nas zonas urbana e rural

Mais de 700 pessoas, entre cuidadores e equipes diretivas das unidades da Rede Municipal de Ensino, participaram do “1º Primeiro Encontro com os Cuidadores e Equipes Diretivas: Alinhando e Acolhendo”. Foram realizadas reuniões em Água Quente, no Segundo Distrito, em Vargem Grande e Bonsucesso, no Terceiro Distrito, e no Clube Comary, na área urbana do município, dessa forma envolvendo representantes de todas as regiões de Teresópolis para discutir importante tema.

Encontro de cuidadores da Educação Especial e equipes diretivas no Clube Comary. Foto: AsComPMT

“Tivemos como objetivo ir ao encontro dos sujeitos envolvidos no cuidar do nosso público-alvo da Educação Especial, visando alinhar e acolher, especialmente o cuidador, profissional que tem a responsabilidade de oferecer o suporte necessário às pessoas com deficiência dentro dos espaços escolares. Formar esses profissionais é responsabilidade e compromisso da equipe responsável pela Educação Inclusiva, neste momento focando no público alvo da Educação Especial”, explicou a chefe do Setor da Educação Inclusiva, professora Adriana Vital.

Professora Adriana Vital, chefe do Setor da Educação Inclusiva, aborda assuntos fundamentais para o bom acolhimento dos alunos. Foto: AsComPMT

A professora coordenadora do grupo de cuidadores, Márcia Gomes, a psicóloga Programa de Saúde do Profissional de Educação (PSPE), Érika Neves, e a psicóloga do PEDAPSI, Lilianne Marie Jaron da Costa, também coordenam a capacitação.

Érika Neves, psicóloga Programa de Saúde do Profissional de Educação (PSPE), na formação dos cuidadores que atuam nas escolas do interior. Foto: AsComPMT

Entre os tópicos abordados, onde o cuidador atua e suas funções, oferecendo suporte ao aluno da Educação Inclusiva em suas atividades escolares, contribuindo para a inserção e autonomia desse estudante no espaço de ensino. Capacitismo, equidade e gatilhos de desregulação também estiveram entre as principais pautas.

Edição 16/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Câmeras na BR-116 serão usadas ‘somente para agilizar auxílio em casos de acidentes’

Caixa de Fósforos, a ‘pedrinha equilibrista’ de Teresópolis

O que é assédio moral organizacional e por que ele afeta produtividade?

Tenho saudades

Polícia Civil prende homem que perseguia duas adolescentes em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE