Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

GAECO/MPRJ denuncia esquema de corrupção no INEA que causou danos ambientais na Região Serrana

O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) denunciou à Justiça servidores públicos e engenheiros envolvidos em um esquema de corrupção na Superintendência de Dois Rios (SUPRID) do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), entre 2021 e 2023. A pedido do MPRJ, o Juízo da 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo determinou o bloqueio de R$ 4,3 milhões nas contas dos denunciados, como forma de assegurar eventual pagamento por danos morais coletivos. Os cálculos foram feitos com base em 86 licenças ambientais já canceladas por irregularidades.

De acordo com as investigações, o esquema consistia na emissão de licenças e autorizações ambientais sem a devida análise técnica ou documentação obrigatória, mediante o pagamento de propina. Os denunciados responderão na Justiça por associação criminosa, corrupção ativa e passiva, crimes contra a administração ambiental.

A denúncia decorre de Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pelo GAECO/MPRJ. O caso tramita em segredo de Justiça.

Tags

Compartilhe:

Edição 15/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Enel: contribuintes receberam duas contas no mesmo mês

Mais dois bairros registram problemas após obras da Águas da Imperatriz

Sine Teresópolis tem 368 vagas de emprego

Teresópolis recebe o espetáculo “A Família Addams – O Baile da Wandinha”

Mais três registros impressionantes de onças na região

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE