Com a presença e a avaliação de grandes chefs, a Estácio Teresópolis promoveu o ‘I Desafio Sabores da Estácio Teresópolis”, como encerramento da disciplina Técnica Dietética. O evento teve a participação de 24 alunos, divididos em cinco equipes, que apresentaram entrada, prato principal e sobremesa, cuja regra era ter ingredientes funcionais sem abrir mão da beleza, sabor e organização das equipes. O resultado final foi avaliado por cinco jurados, sendo quatro chefs. São eles: Ramão Hendrischky, Marina Paiva, Rafael Estorque e Cacau Mondzelewski, além da coordenadora do curso, Thaysi Rodrigues.
Cada equipe apresentou seus preparos para os jurados explicando o conceito das receitas e a função nutricional dos ingredientes usados. A equipe vencedora, formada pelos alunos Alexandra Diniz, Débora Pires, Glaucio Macário, Maria Eduarda Barros e Maria Luiza Costa, apresentou como menu: Entrada – Rolinho vietnamita, tomate recheado com queijo, trio de queijo de cabra empanado com especiarias e grãos; Prato principal – Chateaubriand de mignon, ratatoulle, aligot de gruyere e molho provençal e Sobremesa – Pavlova de frutas com creme chesse e geleia de maracujá.

“O ‘I Desafio Culinário Sabores da Estácio Teresópolis’ foi o desfecho de um semestre cheio de aprendizados importantes para a formação dos alunos de Nutrição. Foi um momento de muita alegria, orgulho e pertencimento, no qual os participantes puderam colocar em prática não só os conhecimentos teóricos, mas o saber trabalhar em equipe, a se organizar com o tempo e a ter criatividade nos preparos”, citou Roberta Rollemberg, professora da disciplina Técnica Dietética e organizadora do evento.
O Chef Ramão, coordenador da maior cozinha da Estácio (Supercampus Maracanã), que foi avaliador no MasterChef Turquia, enfatizou o prazer de ver os acadêmicos em ação e destacou a importância de eventos como este para os alunos do curso de Nutrição, apontando o carinho e o empenho que eles demonstram em seus trabalhos. “Eu achei fantástico esse incentivo da Roberta e, com certeza, se me convidar eu venho de novo”, apontou.

Rafael Estorque, chef executivo do Grupo Mad e consultor na área de alimentação, ressaltou a importância de aliar nutrição e gastronomia, mostrando que comida saborosa também pode ser saudável. “De um modo geral, as pessoas têm um olhar de resistência com a culinária saudável e, nesta oportunidade, os alunos provaram que a turma de nutrição cozinha bem e tem uma boa gastronomia”, destacou.
Cacau, aluna do curso de Nutrição, mas já formada em gastronomia, apontou que a disciplina de Técnica Dietética superou todas as expectativas e, sobre o evento, ela destacou: “A experiência de jurada foi de um enriquecimento tão grande para mim, porque eu, como aluna, já tive muita experiência sendo avaliada o tempo todo. Porém, como jurada, foi a primeira vez. E poder ver meus amigos, meus colegas brilhando foi sensacional, foi único”.

Os alunos, Débora, Maria Luíza (Malu) e Glaucio, da equipe vencedora, ressaltaram como a prática enriquece o aprendizado universitário e expressaram a felicidade e a gratidão pelo desafio que enfrentaram e destacaram o quanto aprenderam sobre alimentação saudável. “Eu acho que a prática nesse meio universitário que nós estamos é uma motivação para que a gente possa se empenhar mais, se dedicar mais. Uma integração também, porque hoje todo mundo estava aqui junto, animado, integrado”, disse Malu.
Glaucio complementou: “Muito além do desafio, pelo semestre todo e pela matéria, foi sensacional. A gente entra achando que conhece um pouco das coisas e na matéria a gente descobre que está bem por fora do que é saudável, do que não é, do que realmente faz mal, do que não faz”. Já Débora enfatizou a relevância da cozinha e da técnica na formação de um nutricionista clínico, e a importância da integração e motivação proporcionadas por esses projetos. “Não adianta ser um nutricionista clínico e não saber cozinhar. Porque para você saber manter os nutrientes do alimento existe técnica e ciência”, conclui.

