Entre os dias 11 e 27 de julho, a cidade de Nova Friburgo, recebe o Festival de Inverno de Nova Friburgo e o Festival Sesc de Inverno. Nesta edição, o evento conta com mais de 100 atrações gratuitas, ocupando diversos espaços da cidade com atividades artísticas para todos os públicos.
No calendário de atrações musicais do Festival de Inverno de Nova Friburgo e do Festival Sesc de Inverno estão shows de renomados artistas, que se apresentam em um palco montado no Nova Friburgo Country Clube. Entre os destaques, Leoni (11/07, às 21h), Fernanda Abreu (13/07, às 21h), Di Ferrero (18/07, às 21h), Detonautas (20/07, às 21h), Paula Toller (26/07, às 21h) e Jota Quest (27/07, às 20h). Antes das atrações, muita música capitaneada por bandas como Expresso Santiago (11/07, às 18h30), Bruna Bento (12/07, às 18h30), Café Bourbon (13/07, às 18h30), Giovanna Aghilera (18/07, às 18h30), Raiz do Sana (19/07, às 18h30), Os Bartira (20/07, às 18h30)e DJ Josafá (26 e 27/07). Os shows têm entrada gratuita, mas receberão voluntariamente a doação de alimentos não perecíveis que serão revertidos ao programa Sesc Mesa Brasil.
O Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura também receberá grandes atrações, como o show musical do Trio Dauelsberg (11/07, às 20h), Quinteto de Metais da UNIRIO (17/07, às 20h), Campesina (18/07, às 20h), Wagner Tiso com o Som Imaginário (24/07, às 20h), um encontro histórico da música instrumental brasileira, repleto de improviso, virtuosismo e emoção (entrada – 1kg de alimento não perecível), entre outros.
Já o Teatro do Sesc abre espaço para as trupes friburguenses, com destaque para o espetáculo teatral O Crime Roubado, do Grupo Em Grupo, e para o musical infantil A Voz do Sabiá. Ambas as apresentações reforçam o espaço dedicado à produção cênica da cidade e à valorização de artistas e narrativas friburguenses.
Além disso, o palco da Praça Demerval Barbosa Moreira jogará luz sobre artistas residentes da cidade, consolidando-se como vitrine para os talentos friburguenses. Entre as atrações confirmadas estão as bandas Cuca Livre, INSOMNIA e Magic Sons, representantes da cena musical contemporânea da cidade, que vêm conquistando espaço com trabalhos autorais e presença marcante nos palcos locais.
O local receberá a apresentação da Companhia Marcio Cunha Dança Contemporânea (25/07, às 15h) e as performances literárias itinerantes também prometem encantar o público com “Troco um Causo por um Conto” (19/07, às 14h) e “Pernacoteca – A Encantadora Biblioteca Sobre Pernas” (20/07, às 16h). A Banda Contemporânea de Pífano apresenta dia 18/07, às 16h, sua mistura de música contemporânea e de raiz.
O público poderá assistir às centenárias Banda Euterpe Lumiarense (11/07, às 11h), Banda Euterpe Friburguense (26/07, às 17h), Campesina (18/07, às 20h) e participar de uma residência com o maestro do grupo, Henrique Albino (de 22 a 26/07). As atrações têm entrada gratuita.
Fusão entre o instrumental clássico e o contemporâneo
Como parte de sua política permanente de valorização da cultura, a Prefeitura destaca artistas e projetos que representam a tradição e a diversidade da cena cultural friburguense. Entre as atrações promovidas diretamente pela administração municipal estão nomes de projeção nacional como Felipe Naim, pianista premiado que apresenta repertório de piano solo; o multi-instrumentista e compositor Marcelo Caldi, reconhecido pela fusão entre música brasileira e linguagem instrumental contemporânea; e o Quarteto Guanabara, que traz ao festival uma apresentação erudita de alta qualidade, voltada à formação de público para a música de concerto.
Festival Sesc de Inverno está presente em 25 localidades
A 23ª edição do festival propõe uma reflexão a partir do tema “Nosso Lugar”, que parte da ideia de que a terra não é algo a ser possuído, mas sim um lugar ao qual se pertence. Dentro deste conceito, o território é um espaço onde a relação com a terra vai além da posse, tornando-se uma conexão profunda, simbólica, acolhedora e, sobretudo, afetiva.
Por meio das mais de 700 horas de programação cultural, essa abordagem amplia o debate para além da ecologia dos territórios, no sentido geográfico, explorando a ecologia que permeia o fazer artístico, os territórios afetivos e artístico-culturais.
A programação contempla música, teatro, dança, literatura, circo, cinema e artes visuais, espalhando cultura em 25 localidades: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Valença, Campos dos Goytacazes, Búzios, Maricá, Itaipava (Petrópolis), Sana (Macaé), Cabo Frio, Rio das Ostras, Penedo, Magé, Vassouras, Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, Porciúncula, Silva Jardim, Tanguá, Grussaí (São João da Barra), Raposo (Itaperuna), Barra de São João (Casimiro de Abreu), Varre-Sai e Miguel Pereira.
“O Festival Sesc de Inverno 2025 representa o nosso compromisso com o fomento à cultura e ao turismo, vetores fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio de Janeiro. Vamos levar mais de 700 horas de programação a 25 localidades, fortalecendo o comércio, os serviços, a gastronomia e a rede hoteleira — especialmente em cidades fora do eixo dos grandes eventos culturais – gerando emprego, renda e visibilidade para as diferentes regiões. Esse caráter diverso, tanto geográfico, como social, está implícito no tema deste ano – ‘Nosso Lugar’ –, que pretende valorizar a conexão das pessoas com seu território, memória e identidade local”, explica o presidente do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
União de forças em prol da cultura e do turismo
Para o Secretário Municipal de Cultura, Daniel Figueira, a parceria entre o Sesc RJ e a Prefeitura de Nova Friburgo reforça o papel da cidade como referência cultural no estado e simboliza seu compromisso com o acesso democrático à arte. O festival também conta com o apoio do Instituto Energisa, Grupo SAF, FAOL, FriOnline e Unimed.
“Nova Friburgo tem vocação cultural. Este festival é um movimento de reconhecimento, pertencimento e projeção da cidade como polo artístico do estado. Estamos orgulhosos de oferecer uma programação de altíssimo nível, totalmente gratuita e acessível”, afirma o secretário Municipal de Cultura da cidade, Daniel Figueira.
O presidente do Sincomércio de Nova Friburgo, Braulio Rezende, destaca a importância da parceria na realização da 23ª edição do Festival de Inverno, reforçando o impacto positivo do evento na economia local e no fortalecimento da identidade cultural da cidade.
“Neste ano de 2025, o Festival Sesc de Inverno de Nova Friburgo será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e movimentará ainda mais nossa cidade. A 23ª edição do evento, com o tema “Nosso lugar”, estará recheada de atrações incríveis que levarão arte e cultura a um público maior e mais diversificado. Cenário habitual que esbanja beleza, o Nova Friburgo Country Clube continuará a receber os principais shows de música e a lembrar para artistas e plateia que ele é, de fato, o berço do Festival de Inverno, que ali nasceu, em 1998, só depois se estendendo a outros municípios do estado. Além de música, a programação do Sesc incluirá teatro, dança, literatura, circo, cinema e artes visuais, que teremos a chance de aproveitar, desde o início de julho, gratuitamente ou a preços populares. Enfim, um evento maravilhoso, a
cada dia mais caprichado, que orgulha Nova Friburgo, brinda moradores e visitantes com atividades artísticas e culturais, e contribui para melhorar o desempenho do nosso comércio de bens, serviços e turismo. Em uma palavra, imperdível”, ressalta o presidente do Sincomércio de Nova Friburgo, Braulio Rezende.
A programação completa do Festival de Inverno de Nova Friburgo e do Festival Sesc de Inverno poderá ser conferida em breve em www.sescrio.org.br e www.novafriburgo.rj.gov.br e nos canais oficiais da Prefeitura da cidade (https://www.instagram.com/culturanf/ e https://www.instagram.com/festivaldeinvernonf/).
Retorna Machine
Nos dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28/07, para promover a educação ambiental, o Sesc RJ disponibilizará no Nova Friburgo Country Clube a Retorna Machine, máquina de recebimento de recicláveis, idealizada pelo Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), onde o montante de resíduos recicláveis ganha destinação sustentável e deixa de ir para os aterros sanitários. Após isso, é recolhido e encaminhado gratuitamente às cooperativas de catadores, com o objetivo de que sejam comercializados com a indústria da reciclagem, reafirmando o compromisso social do Sistema Fecomércio RJ com os trabalhadores.
Serviço:
23º Festival Sesc de Inverno – Nova Friburgo
De 11 a 27 de julho de 2025
Unidade Sesc Nova Friburgo: Avenida Presidente Costa e Silva, 231, Centro, Nova Friburgo/ RJ.
Nova Friburgo Country Clube: Avenida Conselheiro Július Arp, 140, Centro, Nova Friburgo/ RJ.
Praça Demerval Barbosa Moreira: Centro de Nova Friburgo/ RJ.
Teatro Municipal de Nova Friburgo: Rua Salusse, 616, Centro, Nova Friburgo/ RJ.
Friburgo Shopping Center: Praça Presidente Getúlio Vargas, 139, Centro, Nova Friburgo/ RJ.
Confira as localidades que receberão o Festival Sesc de Inverno 2025:
Barra de São João (Casimiro de Abreu)
Búzios
Cabo Frio
Campos dos Goytacazes
Cardoso Moreira
Casimiro de Abreu
Grussaí (São João da Barra)
Itaipava (Petrópolis)
Magé
Maricá
Miguel Pereira
Nova Friburgo
Penedo
Petrópolis
Porciúncula
Raposo (Itaperuna)
Rio das Ostras
Sana (Macaé)
Silva Jardim
Tanguá
Teresópolis
Três Rios
Valença
Varre-Sai
Vassouras