Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresopolitano lança livro infantil que celebra a diversidade cultural

Apresentado na Uerj, trabalho de Frederico Augusto homenageia a cantora Rogéria

Na última semana, o escritor e ilustrador teresopolitano Frederico Augusto lançou ‘Rogéria e Astolfo’, seu novo livro infantil, na Livraria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no campus Maracanã. A obra presta homenagem à trajetória da atriz e cantora Rogéria, referência na visibilidade de pessoas travestis na mídia brasileira.

Com texto sensível e ilustrações autorais, o livro aborda temas como identidade, afeto e respeito às diferenças, convidando crianças e adultos a refletirem sobre diversidade e liberdade. O lançamento integrou as comemorações dos 20 anos do programa Cultura Viva, política pública criada durante a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura, que apoia e fortalece iniciativas culturais ligadas à diversidade no país. O professor Adair Rocha, um dos idealizadores do programa, esteve presente, reforçando a importância da obra e de seu lançamento no Rio de Janeiro.

A reitora da Uerj, Gulnar Azevedo – uma das maiores autoridades acadêmicas do país – participou do evento e destacou, em suas redes sociais, que foi “uma tarde com muito significado para todos nós que conhecemos o maravilhoso trabalho e dedicação de Frederico Augusto”. Também prestigiou a ocasião a professora Patrícia de Miranda, diretora da Faculdade de Comunicação da Uerj, onde o autor mantém vínculo como doutorando, demonstrando o reconhecimento institucional à sua trajetória e à relevância da obra.

Frederico Augusto e Adair Rocha, um dos criadores do Cultura Viva

Natural de Teresópolis, Frederico Augusto vem construindo uma sólida carreira literária na Região Serrana. Contudo, Rogéria e Astolfo representa um marco: é o primeiro livro do autor lançado no Rio de Janeiro, consolidando um novo capítulo em sua trajetória, que une rigor acadêmico e sensibilidade artística.

O lançamento contou ainda com a presença de Flavio Barrozo, irmão de Rogéria, que se emocionou e agradeceu pela homenagem. Frederico ressaltou o quanto foi especial o momento: “Lançar o livro na Uerj foi um momento profundamente simbólico. Rogéria foi muito mais que uma artista: um símbolo vivo de sonho e resistência. Homenageá-la assim, no coração pulsante da cultura e da educação do Rio, é um ato de esperança — um convite para que nunca deixemos de sonhar”.

Rogéria e Astolfo pode ser acessado gratuitamente pela plataforma Calameo e está disponível com acesso livre pela Amazon, em https://www.calameo.com/read/007960100b02ead9fb4ae

Frederico Augusto e Gulnar Azevedo e Silva, reitora da Uerj

Compartilhe:

Edição 04/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Nova avenida entra na fase final de construção em Teresópolis

Teresópolis ganha centros de referência para crianças neuroatípicas no aniversário de 134 anos

Prefeitura divulga pontos de ônibus temporários durante o desfile de aniversário de Teresópolis

134 anos: “Teresópolis será a capital da qualidade de vida”, destaca Leonardo Vasconcellos

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE