A Avenida Feliciano Sodré, no centro da cidade, foi palco, no último domingo, 6 de julho, do Desfile Cívico em comemoração ao 134º aniversário de emancipação político- administrativa de Teresópolis. Com o tema ‘Vozes que Transformam Teresópolis – Do passado ao presente’, famílias lotaram a Avenida Feliciano Sodré para prestigiar o evento. O Prefeito Leonardo Vasconcellos e a Primeira-dama, Claudia Vasconcellos, acompanhados da vice-prefeita, drª Afaf Ribeiro, secretários e subsecretários municipais e de servidores, participaram da celebração ao aniversário da cidade. O Deputado Federal Hugo Leal e todos os vereadores, acompanhados de familiares, também estiveram presentes à cerimônia encantadora e emocionante.
“A nossa amada cidade completa 134 anos de história e é uma alegria receber toda a família teresopolitana para celebrarmos essa data na porta da Prefeitura, a casa do povo. Estamos comemorando uma Teresópolis para todos e trabalhamos para que seja a cidade da qualidade de vida! Parabéns à Secretaria de Educação pela organização deste lindo desfile, aos alunos pela alegre passagem pela avenida e às instituições cívico-militares pela participação especial”, destacou o Prefeito Leonardo. “Estamos muito felizes por estarmos comemorando o aniversário da nossa cidade. Ver a avenida lotada, nossas crianças desfilando é uma alegria imensa”, completou a Primeira-dama, Claudia Vasconcellos.

Teresópolis é terra de muitas vozes, de histórias que ecoam das montanhas à cidade, do campo ao centro urbano, do passado ao presente. O desfile convidou à celebração das diversas identidades que moldaram e continuam moldando nossa cidade. Divididos em 12 grupos, cerca de 2.300 alunos da Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental desfilaram acompanhados por bandas marciais da Rede Municipal e a participação especial da Corporação do C. E. Higino da Silveira.

Homenagem aos povos indígenas e quilombolas
No primeiro grupo do desfile, os temas ‘Cadê o indígena que estava aqui?’ e ‘Contribuições Indígenas’ , com 150 alunos das escolas municipais. No segundo grupo, a referência “as vozes negras e quilombolas” foi concretizada com a participação de 90 estudantes da rede municipal, e representantes do Quilombo da Serra. A Banda Reciclarte, da Escola M. Belkis Morgado, foi a primeira a se apresentar ao público. A temática da Imigração e transformação foi efetivada no território teresopolitano presente no terceiro grupo, com alunos apresentando placas com nomes de famílias imigrantes em Teresópolis nos séculos XIX e XX. Dançarinas do ventre representaram a presença árabe no desfile.

A passagem do trenzinho com alunos da Educação Infantil matriculados em dois Centros Municipais de Educação Infantil, referenciou à interligação Rio – Teresópolis como ponto marcante de desenvolvimento para cidade ainda em meados do século passado. A participação da atriz Edinar Corradini como Imperatriz Teresa Cristina colaborou com esta referência. O grupo de alunos indicando Teresópolis como lugar de busca pela saúde contou com alunos caracterizados com médicos e com ambulâncias estilizadas e mais o Grupo da Terceira Idade, que participa de atividades esportivas com o professor Lisardo na Secretaria Municipal de Esportes. A Banda do Ciep Amaury Amaral dos Santos animou o público.
Agradecimento às ‘Vozes Rurais’ e aos artistas
As vozes rurais também passaram pela Reta homenageando as famílias imigrantes agricultores, com lindas cestas de hortifrutigranjeiros, e adereços simbolizando a hotelaria do interior. Marcas culturais também estiveram presentes, com carros de época encantando o público, e a referência ao 1º Festival de cinema brasileiro, realizado em Teresópolis. Os carnavais de rua e nos clubes levaram o tema ‘Tradições Populares’, com a participação especial de blocos carnavalescos da cidade. Artesãos e artistas completaram a homenagem à cultura teresopolitana. A banda do CEHPT (Centro Educacional Helena de Paula Tavares) também abrilhantou o desfile.

Ícones do esporte teresopolitano
Ícones do esporte, como Mozart Catão, Brian Santos e Alexandre Oliveira foram homenageados no grupo ‘Cenário esportivo’, com a presença do Centro Excursionista de Teresópolis, fundado em 1998 é a única entidade representante do Montanhismo em Teresópolis. Projeto criado pelo renomado Mozart Catão, primeiro brasileiro a colocar os pés na montanha mais alta do planeta: o Everest. As modalidades Jiu-jitsu, golfe e hóquei sobre patins, entre outros esportes, e Teresópolis Capital Nacional do Montanhismo e casa da Seleção Brasileira de Futebol complementaram as referências esportivas do município. As vozes urbanas contaram com a passagem de 150 alunos caracterizados como cidadãos trabalhadores e estudantes. O Hip-Hop e o grafite também marcaram presença.

2011: Vozes silenciadas
Outros 100 alunos apresentaram a evolução da informação impressa à digital. ‘Vozes silenciadas’ foram representadas por 150 estudantes da rede municipal com camisas e bolas brancas. Em 2011, vivemos a maior tragédia climática de nossa história, que tirou do nosso convívio irmãos, amigos e tantas outras pessoas queridas. Neste momento, destacamos que essas vozes silenciadas nos convocam à empatia, à justiça e ao cuidado, para que nenhuma história seja esquecida ou apagada, reafirmando nosso compromisso de construir uma cidade mais acolhedora, onde todos possam ser ouvidos e respeitados. A Corporação Musical Colégio Estadual Higino da Silveira emocionou a todos com sua performance.

Vozes que florescem e a esperança de um futuro feliz
Encerrando a participação da Rede Municipal de Ensino no desfile, 140 alunos distribuíram mudas de plantas para o público, representando as vozes que florescem. As bailarinas da Escola de Dança Rafaela Ribeiro fizeram uma apresentação especial na avenida. As secretarias municipais estiveram representadas em cada grupo, numa demonstração de reconhecimento da contribuição dos servidores públicos no desenvolvimento de Teresópolis. As instituições cívico-militares Clube de Desbravadores, Clube de Aventureiros, Grupo Escoteiro Nova Vida, Tiro de Guerra 01-011, 30º BPM (Batalhão de Polícia Militar)/Segurança Presente, 16º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) e SAMU fecharam o desfile.
A secretária de Educação, Carla Rabello, agradeceu à equipe da SME pela organização do desfile e à comunidade escolar pela presença. “Estamos muito felizes, com a SME e todas as nossas escolas sendo representadas. Foi emocionante a participação dos nossos alunos, familiares e também de quem veio aplaudir as crianças! Trouxemos para a avenida as vozes que marcaram a história de Teresópolis e que, todos os dias, transformam nosso município em um lugar lindo para se viver!”.