Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dia Mundial do Chocolate: além do sabor, o doce pode ser aliado da saúde

“Ele é um antioxidante rico em flavonoides, e tem efeitos positivos na prevenção de doenças cardiovasculares”, destaca nutricionista da Estácio

Celebrado nesta segunda-feira (07), o Dia Mundial do Chocolate é uma data especial para os apaixonados por esse doce que faz sucesso em todo o mundo — e especialmente no Brasil. Um estudo inédito da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revela que 59% dos brasileiros gostam de chocolate, sendo que 36% afirmam gostar muito. Outros 41% consomem o alimento ao menos uma vez por semana, o que reforça a forte relação dos brasileiros com o doce.
Mas o que nem todo mundo sabe é que, se consumido com moderação e na versão certa, o chocolate pode trazer benefícios para a saúde. “O chocolate é um antioxidante rico em flavonoides, e tem efeitos positivos na prevenção de doenças cardiovasculares. O mais indicado é o chocolate com 70% de cacau ou mais, porque é justamente o cacau que concentra os compostos bioativos benéficos”, explica a nutricionista Izabel Campelo, professora da Estácio.
A preferência pelo chocolate tem perfil bem definido: os que mais gostam moram na região Sudeste (42%), são mulheres (46%), têm entre 18 e 24 anos (53%) e renda familiar acima de cinco salários mínimos (42%). Já entre os que afirmam não gostar, predominam homens (22%), pessoas com mais de 60 anos (30%) e moradores do Nordeste (29%).
Segundo a professora Izabel, o ideal é consumir entre 20 e 30 gramas, preferencialmente não todos os dias. Além disso, é importante observar a lista de ingredientes: quanto menos aditivos como corantes, aromatizantes e conservantes, melhor. “Esses ingredientes tornam o chocolate um alimento ultraprocessado, que deve ser evitado no consumo cotidiano”, reforça.
O chocolate amargo também tem efeito sobre o humor. Isso acontece porque ele contém triptofano, substância precursora da serotonina, conhecida como o “hormônio do bem-estar”. “A serotonina é um modulador de humor. Por isso, consumir um pedacinho de chocolate pode, sim, trazer sensação de prazer e conforto”, complementa Izabel. A dica para celebrar a data sem culpa é simples: escolha um chocolate com alta concentração de cacau, em pequenas quantidades, e aprecie com consciência. Afinal, prazer e saúde podem, sim, caminhar juntos.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Imóvel desapropriado na Várzea será um hospital de pequeno porte”, diz Dr. Amorim

INEA vai dar suporte em complexo de pesquisas ambientais em Teresópolis

Câmara Municipal de Teresópolis realiza sessão solene de homenagens

Secretaria de Saúde promove ação especial na Praça olímpica

Turismo rural: prefeitura vai oferecer ônibus gratuito para fortalecer segmento

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE