Nesta terça-feira (08), foi realizado o plantio de cerca de 100 mudas de árvores nativas às margens do Rio Taboinhas, no bairro da Cascata dos Amores, como parte do projeto de revitalização da piscina natural. O plantio foi feito pela equipe do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e contou com espécies selecionadas, entre elas estão a Manacá-da-serra, Palmeira-jussara, Pitangueira, Ipê-amarelo e Quaresmeira. Além disso, foi realizada a instalação de rampa de acessibilidade e o desassoreamento da piscina natural.

O Secretário de Meio Ambiente, Coronel Leonardo Maia, destacou o avanço constante do Programa Teresópolis Sustentável para transformar o município em referência no cuidado ambiental. “São várias frentes de trabalho acontecendo tanto na cidade quanto no interior. Aqui, especialmente na Cascata dos Amores, já realizamos o Limpa Rio Manual, uma ação da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade coordenada pelo nosso secretário Bernardo Rossi. Hoje, demos mais um passo importante com o plantio de 100 mudas para recompor a mata ciliar e garantir, no futuro, uma margem mais florida e preservada. Em breve, finalizaremos a obra e entregaremos à população um atrativo revitalizado, para que todos possam desfrutar”, afirmou o secretário.

Com a ideia de construir um futuro mais verde, saudável e sustentável, a iniciativa integra o trabalho em parceria com o Programa Limpa Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O objetivo é restaurar ecossistemas locais, aumentar a cobertura vegetal e melhorar a qualidade ambiental da região.

