O público prestigiou e aplaudiu a apresentação do Coral Municipal de Teresópolis na noite desta segunda-feira, 7 de julho, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura para comemorar os 27 anos do Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto. “O Centro Cultural é a Casa da Música em Teresópolis, um espaço onde a música transborda, por meio dos cursos gratuitos oferecidos. Nada melhor do que comemorar os seus 27 anos com um concerto do Coral Municipal”, pontuou Wanderley Peres, secretário municipal de Cultura, acompanhado pelo subsecretário, Arnaldo Almeida, pelo diretor musical da unidade, professor Rubens Tavares, e pela diretora administrativa, Luciana Daumas.

Doado à Prefeitura de Teresópolis em 1994 pelo empresário e humanista Bernardo Monteverde (1912-1997) e inaugurado em 1998, o Centro Cultural é mantido pela Secretaria de Cultura como um espaço de ensino de música e de acesso a múltiplos saberes musicais. Abriga a Escola Municipal de Música Giordano Loques Marrelli, um dos cinco núcleos avançados da renomada Escola de Música Villa-Lobos no estado do Rio de Janeiro. Oferece aulas práticas de teoria musical, de técnica vocal e de instrumentos para cerca de 100 alunos nos cursos gratuitos de Musicalização Infantil, Iniciação Musical e Formação em Música.
Também funciona no local a Biblioteca Esterzinha Monteverde, com cerca de 6.500 exemplares de literatura brasileira e estrangeira, música, teatro, poesia e livros didáticos, entre outros títulos, com 350 associados. Localizado na Avenida Oliveira Botelho, 210, sobreloja, no Alto, funciona de segunda a quinta, das 8h às 21h, e na sexta, das 8h às 18h. “É um importante espaço cultural, com professores com alto padrão técnico para o ensino musical. Uma escola organizada e qualificada, com uma equipe acolhedora”, opinou Gilberto Demôro, aluno dos cursos de teoria municipal, de canto e de violino. “É um equipamento que enriquece a população culturalmente, abre horizontes e que garante o acesso democrático aos interessados nos cursos de música”, completou Regina Paes.

O concerto
Com regência de Pablo Portilho, o Coral Municipal apresentou canções consagradas da Música Popular Brasileira, como O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos), Rosa Amarela (Cantiga Popular), Garota de Ipanema e Chovendo na Roseira (Tom Jobim). O programa seguiu com Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá e Antonio Maria), Lembra de Mim (Ivan Lins e Vitor Martins), Berimbau (Vinícius de Moraes), Cio da Terra (Milton Nascimento e Chico Buarque) e Caçador de Mim (Milton Nascimento). “O Coral tem como finalidade enaltecer a MPB. Tem 28 integrantes, mas nem todos estão em atividade. Ainda neste semestre faremos audições para a seleção de novos coralistas. Não precisa ter formação, basta gostar de música. Faremos uma avaliação técnica para selecionar os candidatos. Divulgaremos a data em breve”, explicou o regente, Pablo Portilho.
