Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Pra Já” vai agilizar exames laboratoriais em Teresópolis

Em entrevista, o prefeito Leonardo Vasconcellos falou sobre obras, saúde, verbas parlamentares, regularização fundiária e ações no interior do município

Juliana Ludwig

Nesta quinta-feira, 10, acompanhado do vereador Fidel Faria, o prefeito Leonardo Vasconcellos participou do programa Hélio Carracena para apresentar as principais ações do governo municipal. Entre os destaques estão o início das obras do Hospital Municipal em janeiro de 2026, a reforma da UPA, a inauguração do Centro Cirúrgico Oftalmológico e o lançamento do programa “Pra Já”, que promete reduzir o tempo de espera para exames laboratoriais no SUS. O prefeito também abordou a importância das verbas parlamentares para investimentos, as dificuldades herdadas da gestão anterior, como a dívida com a Beneficência Portuguesa, e a ampliação dos serviços de saúde no interior, com a implantação do programa “Médico em Casa” e melhorias nos postos de saúde. Além disso, falou sobre a regularização fundiária, com o programa “Casa da Gente” entregando escrituras definitivas a centenas de famílias, valorizando imóveis e fortalecendo a economia local. Confira abaixo os principais pontos da entrevista:

Hospital Municipal e Saúde

A obra do Hospital Municipal começará em janeiro, com R$ 10 milhões já garantidos para a etapa inicial. Está em andamento o levantamento do solo e estudos técnicos para o projeto executivo. Também será inaugurado em setembro o Centro Cirúrgico Oftalmológico no CEMUSA, que realizará cerca de 200 cirurgias de catarata por semana. A unidade de saúde Dr. Eitel Abdallah, no bairro São Pedro, será entregue reformado no fim de julho, com estrutura moderna e acolhimento diferenciado. A UPA será totalmente reformada até dezembro, mantendo funcionamento 24h mesmo durante as obras. No interior, o SPA de Bom Sucesso será ampliado para funcionar como UPA com atendimento 24 horas, incluindo exames laboratoriais, raios-x, médicos clínicos e pediatras.

Programa “Pra Já”

Visando reduzir a espera de até 60 dias por exames, o programa “Pra Já” começa na próxima segunda-feira, dia 14 de julho. “Teresopolitanos com pedido médico para exames de sangue, urina ou fezes com coleta marcada para mais de 15 dias poderão realizar seus exames em pontos da Secretaria de Saúde, CEMUSA e Centro de Saúde da Várzea, sem espera. No interior, será implantado sistema volante de coleta em bairros diferentes a cada dia da semana”, destacou o prefeito Leonardo Vasconcellos. A ação visa combater a marcação tardia de exames feitos por alguns laboratórios, garantindo atendimento rápido e eficiente.

Verbas parlamentares

Leonardo falou sobre a parceria com deputados e a importância das verbas parlamentares para o crescimento do município, enfatizando a necessidade de responsabilidade e transparência no uso dos recursos públicos para garantir avanços concretos. “A Casa do Autista, por exemplo, é fruto direto de emenda parlamentar. No dia da inauguração, eu disse: ‘Aqui não tem um real da Prefeitura’. Essa obra foi construída com credibilidade e será mantida com recursos oriundos dessas emendas, como a do deputado Hugo Leal, que está garantindo o custeio do primeiro ano de funcionamento. Essas emendas são destinadas diretamente para custeio — mas para recebê-las, é fundamental ter projeto, estrutura técnica e credibilidade. A gente já viu, no passado, o deputado Hugo também destinar verba para o centro de tratamento animal. O ex-prefeito Vinícius conseguiu esse recurso, mas acabou redirecionando o dinheiro. Não foi utilizado de forma ilegal, mas o recurso perdeu a finalidade original, e o centro não saiu do papel”.

VÍDEO: Prefeito Leonardo também falou da situação da empresa Águas da Imperatriz que retirou instalação de moradores no bairro Meudon e questionou o contrato da venda da água feito pelo ex-prefeito

Ações no interior

O prefeito mencionou investimentos no interior e falou sobre a creche prometida para Água Quente, que deve ficar pronta ainda neste mandato, além do programa “Médico em Casa”, com atendimento domiciliar já iniciado em Bonsucesso e previsão de expansão. “Estamos avançando com o projeto do programa ‘Médico em Casa’ e vamos inaugurar a primeira unidade em Bonsucesso. A ideia é iniciar por lá e, na sequência, expandir para Pessegueiros e depois para Água Quente, que hoje já conta com atendimento no Sapor. Também citou melhorias na estrada entre Água Quente e Mottas e ações para combater o problema das moscas na região”, destacou o prefeito.

Parque de Exposições

Sobre o Parque de Exposições, Léo criticou o abandono deixado pela gestão anterior e informou que todo o material parado já foi catalogado para leilão. “A ideia é retomar a feira. Já estamos trabalhando na organização da Festa de Exposição, e a data pré-reservada é de 4 a 7 de setembro. Ainda não posso confirmar com 100% de certeza porque dependemos de alguns fatores. Por exemplo: a participação do pessoal do cavalo Manga larga, que fará uma etapa da exposição nacional aqui, e também da agenda do Ministério da Agricultura, que vai trazer exposições e cursos voltados para o produtor rural. Fora isso, tem a agenda dos artistas, que estamos fechando. Então, está tudo sendo desenhado com cuidado. Daqui a uns 15 dias, acredito que já poderei anunciar oficialmente a data. Mas, se tudo caminhar como planejado, a exposição será sim de 4 a 7 de setembro.”

Regularização fundiária

O programa “Casa da Gente” vai entregar escrituras definitivas a mais de 150 famílias em bairros como Caleme, Bonsucesso, Rua Mato Grosso, Vila Santo Antônio, entre outros. Essa iniciativa valoriza os imóveis, facilita o acesso a crédito e fortalece a economia local, especialmente na área rural, com reflexos positivos na arrecadação do IPTU. O vereador Fidel reforçou a importância da ação para dar segurança jurídica às famílias e impulsionar o desenvolvimento: “Lá no interior é muito precário. Muita gente quer financiar, quer acessar programas como o Pronaf, mas não tem documento, não tem comprovante, é tudo muito informal. Sem documento, não conseguem investir e a economia local fica travada. Essa regularização vai ajudar até na arrecadação do município com o IPTU, o que pode gerar mais recursos para reinvestirmos no próprio interior. Com certeza, é um passo muito importante”, destacou.


Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Confira os eventos neste final de semana em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE