Não! Você não é um fardo, mas carrega um nos seus ombros não é mesmo? Cansada. Muito cansada. Quem te ouve falar assim, ainda questiona: “Cansada por quê? Não fez nada o dia inteiro.” Muitos não entendem que seria preferível descarregar um caminhão de areia do que carregar esse peso na alma. A dor que vem de dentro, pesa a ponto de estacionar a vida.
Perdoe o que fizeram com você lá atrás. Lembra? O que fizeram e quem foi? Sim, difícil esquecer, porém isso não te define. Uma coisa é o que fizeram e falaram de você, outra completamente diferente, é o que você faz com tudo isso. Pare de querer agradar todo mundo. Pare de ficar imaginando o que pensarão de você. Dance mais. Sorria mais. Pule alto a ponto de a cabeça quase encostar no teto. “Mas, o que vão pensar aqueles que passarem em frente a janela aqui de casa?” Deixe pensar o que quiserem, você ainda é muito nova com seus 20, 30, 50 ou 60 anos. Sempre será muito nova e iniciante na arte de ser feliz. Todos somos assim.
Volte lá atrás apenas para se perdoar. Aquela menina que escolheu o que não devia, que caminhou por estradas espinhentas, que se relacionou com figuras destrutivas, ela não é você. Estranho dizer isso? Não, pois hoje com as particularidades e o conjunto de experiências que você adquiriu, provavelmente, não faria as mesmas escolhas. Porém, não esqueça que a sua maturação que lhe faria escolher diferente é resultado daqueles lugares. Diga a você, isso a você mesmo de 10 ou 20 anos atrás: “Calma menina, eu te perdoo. Você não sabia o que e como fazer. Seja livre!”
Quanto as pessoas… bem quanto a essas, limpe-se dos efeitos dos venenos alheios. Dê a si mesmo uma nova chance para se relacionar, não trave seu caminho acreditando que o melhor mesmo é ficar sozinha. Não se isole, apenas faça um diagnóstico. Qual? Comece averiguando cuidadosamente as pessoas que te rodeiam. Aquelas que você se relaciona. Há no seu entorno uma tomografia disponível que te expõe e demostra como você está por dentro. Não ignore os sinais que as pessoas emitem, pois o descaso a estes te fará se decepcionar não com outros, mas consigo mesmo que não percebeu o que estava acontecendo naquela relação.
Afaste-se de pessoas endemoniadoras. Elas existem sim! São indivíduos que descarregam suas amarguras na vida dos outros. Não vibram com suas conquistas. Reclamam porque você canta demais, sorri demais, fica feliz demais, ama demais, entre outros fatores. Gente endemoniadora deseja nos conduzir aos seus infernos pessoais. Parafraseando o poeta: Aquele que está em paz, não faz guerra com ninguém, o inverso também é verdadeiro. Por não suportar seus embates, e, por não querer tratá-los, elas desferem golpes concisos e destrutivos. O mal nelas quer se perpetuar, já que o mal não existe como uma coisa em si, uma entidade que se mantém por si mesmo. O mal se perpetua por encontrar em nós terreno fértil para seu crescimento. Pessoas endemoniadoras querem expurgar seus demônios em sua alma.
“Onde está Deus? Ele não me enxerga? Não percebe a minha dor?” Você não está blasfemando ou machucando Deus dizendo isso. Você apenas fará coro aos salmistas, a Jó e ao próprio Jesus. Entretanto, não espere uma aparição cinematográfica. Ele vem, como na canção de Alceu Valença. Escute seus sinais. Olhe para fora! Alguém lhe dedicou um bom dia com os olhos vibrantes. Na sua mesa de trabalho deixaram um café ou encheram sua garrafa de água. A criança na fila do pão, abriu um sorriso para você. Seus filhos em casa lavaram a louça, desencane se o copo ficou com gordura, eles estão demonstrando amor. Sente o sol? Você precisa de um pouco de vitamina D. O frio? Acalme-se, já vem abraço a cobrir-te. Saudades de algum lugar ou de alguém? Sinta-a, mas não more na saudade. Deus aparecerá nos detalhes. Na brisa suave e não mais em montes fumegantes e trovões.
A vida é contingencial. Algumas coisas que você anseia pode ou não acontecer. Porém, não exija da vida. Você não gosta desse peso das exigências, não é? Ela também não. Não briguem com ela, porém se estiver brigado, amanhã, quando acordar, chame a Vida para um café ou chá, como preferir, faça as pazes com ela. Calma na alma. Você vai conseguir passar por isso. Nessas linhas exponho a minha oração por você.
