No último domingo (13), um grande incêndio florestal atingiu a região do Jardim Serrano, em uma área próxima de conservação ambiental. De acordo com o 16º Grupamento de Bombeiros Militar (CBMERJ), a causa do incêndio foi a queda de um balão identificado pelas equipes no local.
O Setor de Monitoramento da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SMDC), responsável pelo acompanhamento contínuo das condições meteorológicas, focos de calor e riscos de incêndio, identificou os focos ativos às 12h39, por meio de sistemas de detecção remota. Desde então, a equipe passou a realizar o monitoramento em tempo real da evolução do incêndio.

Às 13h29, a SMDC recebeu uma ligação no número de emergência, feita por um morador da região, informando sobre o incêndio florestal. A ocorrência foi registrada imediatamente e uma equipe técnica foi deslocada ao local para avaliação da situação e verificação de possíveis riscos à vida humana ou ao patrimônio.
Após vistoria, não foi constatada a necessidade de evacuação de moradores, nem foram registrados danos a edificações ou estruturas públicas. A área atingida se restringiu à vegetação nativa.

A atuação da Defesa Civil está em conformidade com a Lei Federal nº 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), e com a Lei Federal nº 14.944/2024, que tratam da integração entre os órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), incluindo a cooperação entre Defesa Civil e Corpo de Bombeiros no combate a incêndios florestais.
Até o momento, não há dados oficiais sobre a extensão da área queimada nem sobre o impacto ambiental causado pelo incêndio.