Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretário de Saúde explica mudanças no sistema de exames laboratoriais em Teresópolis

Serviço passa a ser oferecido em unidades municipais de saúde. Na zona rural, atendimento será itinerante

Luiz Bandeira

A Prefeitura de Teresópolis deu início a uma nova etapa no atendimento aos pacientes que necessitam de exames laboratoriais. Com o lançamento do programa “Pra Já”, a Secretaria Municipal de Saúde anuncia que está ampliando a rede de atendimento para análises clínicas, reduzindo a necessidade de deslocamento da população, especialmente dos moradores da zona rural e bairros mais afastados. Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Fábio Gallote, a maior parte dos atendimentos, que antes eram realizados por empresas conveniadas, agora passa a ser feita diretamente nas unidades públicas do município. “O credenciamento com laboratórios particulares ainda existe e continua sendo utilizado, mas percebemos a necessidade de ampliar a oferta de exames diretamente pela rede pública, principalmente para atender com mais agilidade e proximidade a população do interior”, explicou.

Atualmente, as coletas de exames estão sendo realizadas em três unidades principais na área urbana: o CEMUSA, com atendimento das 8h às 11h, o Centro de Especialidades da Várzea (CES) e também na própria Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, um laboratório itinerante tem percorrido cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), garantindo o acesso aos exames também nas áreas mais distantes.
“O programa Pra Já tem sido um sucesso. Ele foi criado para dar uma resposta rápida a uma demanda reprimida de exames laboratoriais no município. Estamos conseguindo organizar e melhorar esse fluxo, oferecendo mais de 200 tipos de procedimentos laboratoriais diretamente pela rede municipal”, afirma Dr. Gallote.

A expectativa da Secretaria é atender cerca de 400 pacientes inicialmente, normalizando gradualmente o tempo de espera para marcações. Pacientes que enfrentarem demora na realização dos exames podem procurar diretamente as unidades participantes do programa, como o CEMUSA, o CES ou a Secretaria de Saúde, para agilizar o atendimento. “Essa é uma solução concreta e eficaz que estamos adotando para garantir que a população de Teresópolis tenha acesso rápido e de qualidade aos seus exames”, finalizou o secretário de Saúde.

Coletas de exames laboratoriais já estão sendo realizadas nas unidades municipais

Atendimento
Para realizar os exames, as pessoas que possuem pedidos que foram marcados com prazo maior que quinze dias, poderão procurar as unidades de saúde que fazem parte do programa. Os atendimentos na área urbana ocorrerão no CES Várzea, no CEMUSA e na Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior o atendimento acontecerá de maneira itinerante, uma vez por semana em cada unidade de saúde, também das 8h às 11h, sendo segunda-feira UBS Albuquerque, terça-feira UBS Vieira, quarta-feira UBS Pessegueiros, quinta-feira UBS Água Quente e sexta-feira ESF Venda Nova. Em Vargem Grande os exames serão realizados de segunda a sexta, na clínica Medical Serrana, em frente ao ESF Vargem Grande.

O CES Várzea fica localizado na Rua José Augusto da Costa, nº 14; O CEMUSA na Rua Palmira Maria de Oliveira, Bairro de São Pedro; e a Secretaria Municipal de Saúde na Rua Júlio Rosa, nº 366, Tijuca. O endereço de todas as UBS e ESF pode ser encontrado em https://www.teresopolis.rj.gov.br/estrutura/saude/unidades-de-saude/

O CES Várzea agora integra a rede ampliada de exames do programa Pra Já


Edição 16/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Hemonúcleo de Teresópolis está com estoque em nível crítico

‘Golpe do classificado’ faz mais duas vítimas em Teresópolis

REFIS com até 85% de desconto em juros e multas em Teresópolis

Teresópolis poderá sediar a Taça Brasil de Futsal em 2026

Sine Teresópolis divulga 227 vagas de emprego

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE