O Governo do Estado, por meio da Polícia Civil, realizou, nesta quarta-feira (16), uma operação contra integrantes de uma organização criminosa especializada em crimes cibernéticos, que fez vítimas em todo país. Intitulada de “Operação Corsários Virtuais”, a ação é da 26ª DP (Todos os Santos), com o apoio da Polícia Civil de Goiás. “O crime cibernético faz vítimas em todo o país. A atuação integrada com outros estados para combater essas quadrilhas que agem no ambiente virtual é essencial para enfraquecer esse delito, que tem se tornado cada vez mais sofisticado e prejudicial à população”, afirma o governador Cláudio Castro.
As investigações apontaram que os criminosos utilizavam técnicas avançadas de apropriação e controle remoto dos computadores pessoais das vítimas para invadir as contas bancárias. Segundo os agentes, em apenas um dos casos, o prejuízo foi superior a R$ 480 mil. As movimentações foram identificadas de novembro de 2024 a março de 2025, e registradas transações financeiras milionárias em diversos estados brasileiros.
A quadrilha realizava lavagem de dinheiro com o objetivo de dificultar o rastreamento dos recursos e disfarçar a origem ilícita dos valores. A quantia desviada era transferida para contas bancárias de “laranjas” e repassadas para construtoras e transportadoras em nome dos próprios criminosos. Por determinação judicial, houve bloqueio nas contas bancárias no valor de R$ 480 mil e a decisão do monitoramento por tornozeleira eletrônica dos investigados.