Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Câmara Municipal promove Seminário de Saúde da Mulher

Evento realizado na sede da OAB debateu sobre importantes temáticas relacionadas a proteção do público feminino

Maria Eduarda Maia

A Procuradoria dos Direitos da Mulher da Câmara de Teresópolis promoveu, nesta quarta-feira (16), um evento fundamental para informar, empoderar e fortalecer as mulheres da cidade. O Seminário de Saúde da Mulher, realizado na sede da OAB Teresópolis, foi uma iniciativa da Câmara Municipal para abordar temas como saúde física e mental e estratégias de proteção das mulheres, fomentando redes de apoio essenciais no enfretamento às violências e desigualdades e levando informação a todas as participantes. “Esse momento é especial. A gente quer fazer esse seminário de seis em seis meses porque sempre estão vindo com muitas informações, com um olhar voltado para a mulher porque cuidando da saúde dela, consequentemente você cuida de uma família, ou seja, nossa Teresópolis com um olhar diferenciado para nós mulheres”, contou a vereadora Érika Marra, que é presidente da Procuradoria dos Direitos da Mulher da Câmara.

“Quando a gente fala de violência doméstica contra as mulheres e as crianças, principalmente, a gente fala em trabalho de rede, que só é possível com a união dos três poderes constituídos e da sociedade civil através de empresas e ONGs, por exemplo”, declarou a juíza criminal Marcela Assad. Foto: Assessoria Câmara


A edil também comentou que, junto com as vereadoras Márcia Valentim e Professora Amanda Albuquerque, está voltada para escutar as mulheres que aparecem na Câmara. “A gente tenta fazer com que tenha a orientação jurídica, para quem podem procurar, os órgãos que realmente podem, principalmente nos casos de violência doméstica”, frisou a Érika, destacando que tal seminário reforça a uma rede de mulheres que estão preocupadas com essa causa. “Todos nós formamos uma rede para nos proteger, nos orientar e saber dos nossos direitos”, concluiu a vereadora.

“A gente vem trazendo essas oportunidades de fala, escuta, formação, informação para a sociedade para que a gente fortaleça também a rede de proteção. A rede de proteção é composta por uma gama de pessoas”, disse a vereadora Professora Amanda Albuquerque. Foto: Assessoria Câmara

Palestrantes
O evento contou com palestras de mulheres envolvidas na causa social, como a juíza da 2ª Vara Criminal de Teresópolis, Dra. Marcela Assad; a pós graduada em saúde da mulher, Letícia Serafim; a psicóloga Luciana Andrade; a ginecologista, doutoura Daniele Serpa, e a instrutora de defesa pessoal, Natacha Marques, que também é presidente da Federação do Estado do Rio de Janeiro de Karatê-Dô Tradicional. “Quando a gente fala de violência doméstica contra as mulheres e as crianças, principalmente, a gente fala em trabalho de rede, que só é possível com a união dos três poderes constituídos e da sociedade civil através de empresas e ONGs, por exemplo. Que nós possamos, através delas, esclarecer as mulheres acerca dos seus direitos e da violação deles”, declarou a juíza Marcela Assad, que ressaltou que este tipo de evento é um instrumento extremamente importante na conscientização coletiva de mulheres e homens”, concluiu.

“Todos nós formamos uma rede para nos proteger, nos orientar e saber dos nossos direitos”, concluiu a vereadora Érika Marra, que é presidente da Procuradoria dos Direitos da Mulher da Câmara. Foto: Assessoria Câmara

Importância da integração dos poderes
A vereadora Professora Amanda Albuquerque destacou que os poderes estão transitando de forma muito harmônica. “Isso só fortalece nossa cidade. A gente vem trazendo essas oportunidades de fala, escuta, formação, informação para a sociedade para que a gente fortaleça também a rede de proteção. A rede de proteção é composta por uma gama de pessoas. É um momento que a gente tem iniciado, que tem se fortalecido”, disse a edil, frisando que a ideia é dar continuidade a esses momentos de fala e de construção.
Outra figura que representa as mulheres no município, a secretária dos Direitos da Mulher, Kátia Borges, seminários como esse realizado na OAB são importantes por reunirem o poder executivo e legislativo. “Todos unidos em um caminho só. A gente precisa falar da mulher como um todo. A gente, enquanto secretaria, 99% das vezes fala da violência doméstica. Entretanto, a gente precisa também cuidar da saúde dessa mulher, dos filhos. Então esse seminário traz o conhecimento desse cuidado. A mulher precisa se cuidar até para poder começar a reconstruir sua vida”, pontuou Kátia, que também reforçou a importância desta reconstrução começando pela saúde, cuidando do mental e do físico. “Com isso tudo junto, a gente consegue cuidar da mulher da nossa cidade”, concluiu a secretária.

O evento, realizado na OAB Teresópolis nesta quarta-feira (16), contou com palestras de mulheres envolvidas na causa social. Foto: Assessoria Câmara


Tags

Compartilhe:

Edição 18/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cumprida mais uma etapa para construção da barreira SABO

Interdições na Rio-Teresópolis a partir de segunda-feira

Número de vítimas do golpe do falso advogado é cada vez maior em Teresópolis

Faetec Teresópolis prorroga as inscrições para cursos gratuitos

Férias, época ideal para ampliar horizontes e alavancar carreira profissional

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE