Luiz Bandeira
O golpe do falso advogado, que vem se espalhando por todo o Brasil, tem feito vítimas em número crescente também em Teresópolis. Estimativas apontam que apenas no último mês, cerca de 30 denúncias foram registradas na delegacia da cidade, evidenciando um crescimento expressivo deste tipo de crime, que consiste na falsificação da identidade de advogados para aplicar golpes financeiros.
Os criminosos geralmente abordam suas vítimas por meio de aplicativos de mensagens ou redes sociais, utilizando nomes, fotos e informações reais — muitas vezes extraídas de processos judiciais — para passar credibilidade. Após ganhar a confiança das vítimas, solicitam transferências de dinheiro, alegando custos processuais, honorários ou outras despesas jurídicas.
Preocupada com a situação, a 13ª subseção da OAB Teresópolis, ligada à Seccional do Estado do Rio de Janeiro, tem se mobilizado para combater o golpe. Em entrevista ao Diário, o presidente da subseção, Dr. Édio de Paula Ribeiro Júnior, reforçou a importância de ações preventivas e de orientação da população. “Tem sido uma preocupação muito grande da OAB combater esse tipo de ato criminoso. Estamos continuamente divulgando alertas e orientando os advogados e a população”, afirmou o presidente.
Uma das iniciativas mais recentes foi o lançamento da Cartilha do Golpe do Falso Advogado, disponível no Instagram da OAB Teresópolis. O material é direcionado tanto aos advogados — que têm seus dados usados indevidamente — quanto aos clientes, com dicas de prevenção.

Estelionatário tenta atacar advogada
Circulou recentemente na internet um vídeo curioso, registrado por uma advogada que possui uma causa em andamento na Justiça. Ela teria recebido uma ligação de um homem se passando por um representante do setor financeiro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A advogada, identificada como Daniele, leva a conversa adiante até revelar que é advogada e que sabia se tratar de uma tentativa de golpe. Ao final do vídeo, o golpista, antes de desligar, ainda declara que sua atividade criminosa “tá dando dinheiro”.
Segundo Dr. Édio, a OAB tem atuado em diversas frentes:
“A Seccional do Rio de Janeiro, sob a liderança da presidente Dra. Ana Teresa, está em contato direto com a Polícia Federal, Polícia Civil e com o Tribunal de Justiça, para coibir esse tipo de fraude. Também temos apoio do Conselho Federal da OAB, que promove ações em nível nacional.”
Ainda de acordo com ele, o golpe tem se sofisticado: “Os fraudadores infelizmente vêm se aperfeiçoando. A orientação mais eficaz é: não realizar qualquer pagamento sem confirmação presencial com o advogado. Teresópolis é uma cidade pequena, então é plenamente possível esse contato direto”, reforçou.
Ferramentas para proteção
Além da cartilha, a OAB tem divulgado o uso da plataforma digital ConfirmADV, um site que permite verificar, de forma rápida e segura, se a pessoa que se apresenta como advogada ou advogado possui registro ativo na Ordem.
Canais de denúncia
Caso o cidadão tenha sido vítima de uma tentativa de golpe, ou já tenha realizado um pagamento indevido, é possível denunciar através do canal oficial da OAB Nacional, pelo site: https://fiscalizacao.oab.org.br . Além disso, a Seccional do Rio de Janeiro disponibilizou dois canais diretos — um na Corregedoria e outro na própria OAB-RJ — para denúncias específicas sobre esse tipo de crime. “Fique atento! Desconfie de pedidos de pagamento via WhatsApp, e-mail ou ligações telefônicas. A melhor forma de se proteger é confirmar pessoalmente com o advogado de confiança. A OAB segue firme na missão de proteger a relação entre advogado e cliente e combater esse tipo de estelionato com rigor”, destaca Édio.