Maria Eduarda Maia
Com dias de frio rigoroso no inverno desse ano, as empresas Dedo de Deus e 1º de Março, que atendem o transporte público em Teresópolis, continuam entregando as doações feitas pela população na tradicional Campanha do Agasalho. Esta iniciativa, que está completando 15 anos em ação, ajuda a população em situação de vulnerabilidade social nesta época mais fria do ano. O Lar Tia Anastácia, no bairro do Rosário, que atende crianças, e o Lar Feliz, no bairro de Providência, que acolhe idosos, já foram beneficiados com os itens de inverno. E nesta sexta-feira (18), chegou a vez da casa de passagem no Barroso, que atua junto ao CRAS no bairro, receber as doações. “Selecionamos roupas de cama, roupas masculinas, que é um número majoritário por aqui, e uma quantidade menor de peças femininas”, explicou a coordenadora de Responsabilidade Social das empresas, Marília Figueiredo, em entrevista ao Diário, um dos apoiadores da ação, explicando que os itens recebidos sempre passam por uma triagem antes. “A entrega das doações acontece dentro do perfil de cada instituição, que são diversas, como igrejas, associações de moradores e instituições não governamentais”, reforçou.

Importância
Atuando desde 2010 no município, a tradicional campanha do agasalho, até o momento, já destinou mais de 600 peças para aqueles que mais precisam, sendo uma ação solidária de extrema relevância em Teresópolis. “A importância dessa campanha é que nesse inverno, por exemplo, aqueles que estão na casa de passagem com certeza serão agasalhados, podendo se aquecer. Que continue esse trabalho de entrega de doações, que também são destinadas para outras entidades”, ressaltou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria das Graças Granito, frisando que a adesão da população é fundamental em campanhas como essa.
Credibilidade
A representante das empresas de ônibus também destacou que, com a frente fria persistindo na cidade e se estendendo por dias, a campanha do agasalho é extremamente importante. “Queremos agradecer a credibilidade das pessoas no nosso trabalho. Passamos uma confiança para todos, já que são muitos anos de atuação”, contou Marília, convidando todos para continuarem participando da corrente solidária. “A gente convida a população para fazer as doações porque será super importante para que possamos estar completando e abastecendo as outras instituições. Nós ficamos muito felizes”, concluiu.

Como contribuir
As doações podem ser depositadas nas sacolas posicionadas na entrada dos ônibus, que se transformam unidades móveis de coleta, ampliando a possibilidade de apoio da população à campanha. Podem ser doados agasalhos, malhas, cobertores, blusas, meias, luvas, sapatos e outras peças em bom estado de conservação e limpeza. Esse ano, a campanha, que ao longo dos últimos 15 anos já arrecadou mais de 55 mil peças de roupas e cobertores, segue até o dia 29 de agosto. Quem preferir, também pode deixar sua doação na garagem das empresas, na Rua Manoel José Lebrão, 1.520, no bairro Ermitage.