Luiz Bandeira
A secretaria de Serviços Públicos deu início nesta semana a uma importante ação de resgate histórico em Teresópolis: a desobstrução do acesso ao antigo Túnel da Serra dos Órgãos, situado no terreno da Prefeitura na área onde funcionou a fábrica de tecidos Sudamtex. Desde segunda-feira, máquinas e operários vem trabalhando na retirada de entulho e terra acumulada que, por anos, vinham obstruindo a entrada do túnel, resultado de deslizamento da encosta e do descarte irregular de resíduos ao longo do tempo.

O túnel, construído pela extinta Estrada de Ferro Therezópolis no início do século XX, entrou em operação em 1921 como parte do trecho da linha férrea que ligava os bairros do Alto e da Várzea. A ferrovia funcionava em um trecho de cerca de 16 quilômetros entre Guapimirim e Várzea, sendo fundamental para o transporte de pessoas e cargas até o encerramento das atividades em 1957. O fechamento da linha férrea marcou o fim de uma era em Teresópolis, que vivia um período de efervescência turística e econômica sob o impulso do trem.
Com a inauguração da Sudamtex em 1965, o túnel, que já havia deixado de ter função ferroviária, e passou a ser utilizado como depósito de sucatas e materiais inservíveis da fábrica. Após o encerramento das atividades industriais no local, o espaço foi completamente abandonado. Uma parede foi construída na entrada voltada para o bairro Beira Linha para impedir o acesso, e o trecho voltado para o terreno da antiga fábrica acabou sendo obstruído naturalmente por barreiras de terra e vegetação decorrentes de ocupações irregulares na encosta acima.
Em 2008, a pedido do Pró-Memória Teresópolis, a Câmara Municipal tombou o túnel como bem de interesse histórico local, e desde 2019 ele pertence oficialmente à Prefeitura, mas só agora começa a ser reintegrado ao cotidiano da cidade. A atual ação da Secretaria de Serviços Públicos representa mais do que uma simples obra de limpeza: é o início de um processo de valorização do patrimônio e da memória local.

“O trabalho é de recuperação e limpeza, mas, acima de tudo, de resgate da história da cidade”, explicou Judas Tadeu, que dá suporte à equipe da Prefeitura. Segundo ele, o túnel estava completamente bloqueado. Houve uma invasão na parte de cima da fábrica, e muito lixo foi jogado. Duas barreiras se formaram e fecharam a entrada principal. Hoje, já conseguimos limpar cerca de 90% da área de acesso”, detalhou.
Durante os trabalhos, a equipe também identificou o despejo irregular de esgoto por moradores de construções próximas, que lançam resíduos diretamente na canaleta destinada à drenagem pluvial. “Isso já está sendo resolvido. Técnicos da Secretaria de Serviços Públicos estiveram aqui, avaliaram a situação, e o esgoto já está sendo canalizado de forma correta”, informou Tadeu.

Além da desobstrução do túnel, foi feita a limpeza de uma ampla área em frente ao “Túnel dos Órgãos”, e que também pertence ao município. A Prefeitura estuda a possibilidade de utilizar o espaço para fins culturais, turísticos ou comunitários. “O túnel está intacto. Não há uma pedra solta. É um espaço preservado que pode receber qualquer projeto positivo para a cidade. Só precisa ser bem planejado e executado”, disse o encarregado, ao acompanhar a reportagem por dentro da estrutura.
A recuperação do Túnel da Serra dos Órgãos reacende a discussão sobre o aproveitamento de estruturas históricas em Teresópolis. A reabertura do local pode contribuir tanto para o fortalecimento da identidade cultural da cidade quanto para o desenvolvimento de iniciativas voltadas ao turismo e à educação patrimonial.
Com o avanço das obras, a expectativa é de que o local seja finalmente reintegrado à vida urbana de Teresópolis, quase sete décadas após ter sido fechado. Mais do que uma intervenção física, a reabertura do túnel representa a reativação de uma memória coletiva que estava soterrada ? literalmente ? pelo tempo e pelo abandono.
DIREITOS AUTORAIS – Não é autorizado, mesmo com créditos, cópia de fotos, texto ou parte do texto do site netdiario.com.br